TRABALHADOR

Anticiclone: entenda fenômeno que deve atingir o país em maio

As regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul devem ser as mais afetadas pelo anticiclone. Fenômeno promove seca e temperaturas elevadas

Por Regional ES em 24/04/2024 às 19:59:59

Foto: Ritthichai/Getty Images

Um fenômeno meteorológico conhecido como anticiclone ou zona de alta pressão, tomará conta de parte do Brasil, nos próximos dias. O fenômeno atingirá diversos lugares do país, principalmente as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país.

O sistema, caracterizado por uma massa de ar seco e quente, agirá como uma barreira atmosférica, dificultando a formação de nuvens e promovendo um aumento das temperaturas.

THOMAZINE

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos, o anticiclone é uma área de alta pressão que mantém o ar seco e quente em sua área de influência, inibindo a formação de nuvens de chuva.

Este padrão climático já está gerando alertas de baixa umidade em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Devido à sua natureza descendente, o anticiclone impede a ascensão do ar, dificultando a chegada de frentes frias e favorecendo a permanência do ar seco e quente.

CRICARE


Previsão de onda de calor no Brasil

De acordo com as previsões da Climatempo, o Brasil está à beira de enfrentar mais um episódio de onda de calor, mesmo durante o outono. Caso se confirme, será a quarta vez que o país registra temperaturas recordes desde o início de 2024.

Embora a média de temperatura para abril em São Paulo esteja abaixo do normal, a previsão da Climatempo aponta máximas de 32 ºC no domingo (28/4) e na segunda-feira (29/4). A expectativa é de que as temperaturas permaneçam elevadas até o dia 2 de maio.

Com o Brasil entrando no período de seca, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não prevê chuvas significativas na maior parte das regiões nos próximos dias. As precipitações serão restritas aos extremos do país.

*Com informações do Metrópoles.

Fonte: Folha Vitória

Comunicar erro
SIMONE

Comentários

CIDADE FM