Sa√ļde Vacina

AstraZeneca retira de circulação vacina contra covid-19; entenda

A farmac√™utica √© alvo de uma ação coletiva onde 51 fam√≠lias pedem indenizações que podem chegar at√© 100 milhões de libras, ou cerca de R$ 650 milhões

Por Regional ES

08/05/2024 às 17:15:00 - Atualizado h√°
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

A farmac√™utica AstraZeneca começou a retirar de circulação em todo o mundo a vacina contra a covid-19. A informação foi divulgada nesta terça-feira (7) pelo jornal britânico The Telegraph.

Segundo o periódico, o aviso chegou alguns meses depois de a farmac√™utica ter admitido em documentos judiciais que o imunizante pode desencadear a chamada s√≠ndrome da trombose com trombocitopenia (STT), efeito considerado "perigoso e raro".

CRICARE

Ao jornal, a empresa enviou uma nota em que afirma que a decisão foi somente comercial, uma vez que a vacina ficou ultrapassada, diante das cepas novas que foram surgindo ao longo dos anos.

O que é a s√≠ndrome?

A STT é uma condição classificada como muito rara. Caracterizada por trombose, ou seja, a formação de co√°gulos sangu√≠neos e associada com trombocitopenia, que é a baixa contagem de plaquetas no sangue, pode desencadear co√°gulos sangu√≠neos potencialmente fatais.

THOMAZINE

Ação coletiva

A farmac√™utica é alvo de uma ação coletiva onde 51 fam√≠lias pedem indenizações que podem chegar até 100 milhões de libras, ou cerca de 650 milhões de reais. As fam√≠lias relataram à Justiça casos envolvendo mortes ou ferimentos graves. J√° a empresa argumenta que a STT tem outras causas mais prov√°veis.

A AstraZeneca afirmou por meio de nota enviada ao site UOL que tal efeito colateral j√° é conhecido desde 2021.

Veja nota.

"Nossa solidariedade vai para qualquer pessoa que perdeu entes queridos ou relatou problemas de sa√ļde. A segurança dos pacientes é a nossa maior prioridade e as autoridades reguladoras t√™m normas claras e rigorosas para garantir a utilização segura de todos os medicamentos, incluindo vacina".

Recomendação no Brasil

No Brasil, a recomendação da vacina foi atualizada h√° pouco mais de dois anos (dezembro de 2022) quando o Ministério da Sa√ļde atualizou a indicação do imunizante para o p√ļblico a partir dos 40 anos de idade, uma vez que o efeito advrso foi identificado na faixa et√°ria anterior.

Fonte: Folha Vitória / *Com informações do The Telegraph e UOL
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES