Destaque Corpus Christi

"Os Passos de Anchieta": mais de três mil pessoas em caminhada de 100 km

Por Regional ES

15/05/2024 às 06:33:15 - Atualizado há
Foto Weverson Rocio 027.9941.6141

Durante o feriado de Corpus Christi, enquanto muitos capixabas aproveitam para viajar e descansar, outros vivem o período em gestos de fé. Além da adoração ao Santíssimo Sacramento da Comunhão há quem passe os dias em reflexão. Para isso há, desde 1999, a caminhada Os Passos de Anchieta, uma caminhada de 100 quilômetros entre as cidades de Vitória e Anchieta, no sul capixaba.

Há expectativa de quem em 2024 cerca de 3,5 mil pessoas façam rota permanente percorrida por São José de Anchieta há centenas de anos. O grupo passa nos municípios de Vitória, Vila Velha e Guarapari, até chegar em Anchieta numa caminhada que começa dia 30 de maio e encerra em 2 de junho.

CRICARE

Os resultados deste projeto, fomenta o potencial turístico do estado do Espírito Santo, reafirmando o fortalecimento da visibilidade nacional e internacional, de modo a induzir o aumento do fluxo de visitantes com todos os desdobramentos econômicos daí resultantes, nas várias atividades do setor (meios de hospedagem, setor gastronômico, meios de transporte, guias turísticos, setor cultural, comércio, ambulantes, serviços e afins).

Este ano, a XXV edição da caminhada, terá o apoio oficial da Prefeitura Municipal de Anchieta (PMA) e do Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Turismo (SETUR/ES). As inscrições podem ser realizadas até nos dias do evento, e podem ser feitas online.

THOMAZINE

inspirando-se no caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, "Os Passos de Anchieta" – o 1º caminho do Brasil, este ano completa a vigésima quinta edição, se consolidando como um dos maiores produtos turísticos do estado, com relevância nacional e internacional, sendo uma referência no Brasil por estimular a criação de diversos outros caminhos brasileiros ao longo dessas mais de duas décadas, pavimentando um caminho inovador no país.

Ao longo desses anos, muitas pessoas de outros estados, vieram morar no estado do Espírito Santo, tamanha a paixão pela nossa terra, por ocasião de caminhar pela primeira vez, pela segunda vez, outras vezes, até fincar raízes.

Um dos criadores do projeto, Carlos Magno de Queiroz, o Lilico, relata que o que mais comove e que persiste como cultura local é o acolhimento e o voluntarismo das comunidades que recepcionam todas essas pessoas vindas de todas as partes do estado e todas as regiões do país, sem distinção, abrindo as portas de suas casas, oferecendo comida e bebida posta em mesas, feito tudo com muito amor pelos moradores das casas, ao longo de todo o caminho.


"Podemos citar vários lugares que preparam essa tradicional estrutura. O capixaba é um povo generoso e acolhedor, mas isso é fruto de um trabalho intenso e de resistência em todos esses anos, pois não é fácil manter um projeto deste porte, sendo a ABAPA uma OSC, entidade sem fins lucrativos, que necessita de muito apoio para se manter e realizar o evento anualmente", finaliza Lilico.

1º DIA – 30/05/24 – QUINTA-FEIRA: Os peregrinos saem da Catedral de Vitória com destino ao primeiro pernoite, na Barra do Jucu, em Vila Velha. Total de 25 km.
– 7h00 – Concentração na Catedral, comemorando os 25 anos de caminhada, seguido de bênçãos aos peregrinos;
– 7h10 – Apresentação cultural da Banda de Congo Tambor Jacaranema;
– 7h30 – Saída dos peregrinos que seguem em direção a Vila Velha;
– 9h30 – Apresentação da Banda do 38º BI e da Banda de Congo Beatos de São Benedito, na Prainha de Vila Velha;
– 12h00 a 16h00 – Chegada dos peregrinos com programação cultural na Barra do Jucu: Banda de Congo Mestre Honório, Banda de Congo Raízes da Barra, Grupo de Percussão de Santa Leopoldina, Brasil Tambores e Dança Alemã Grupo Bergfreund, de Campinho em Domingos Martins.

2º DIA – 31/05/24 – SEXTA-FEIRA: Os peregrinos saem da Barra do Jucu com destino ao segundo pernoite, em Setiba, em Guarapari. Total de 28 km.
– 6h30 – Missa aos peregrinos da caminhada na Igreja Nossa Senhora da Glória, na Praça da B. do Jucu;
– 7h00 – Concentração na Praça Pedro Valadares, na Barra do Jucu.
– 7h30 – Saída dos peregrinos que seguem em direção a Setiba.
– 12h00 a 16h00 – Chegada dos peregrinos na orla de Setiba, com programação cultural em frente ao Quiosque do Alemão.

3º DIA – 01/06/24 – SÁBADO: Os peregrinos saem de Setiba com destino ao terceiro pernoite, em Meaípe, em Guarapari. Total de 24 km.
– 7h00 – Concentração na orla de Setiba, em frente ao Quiosque do Alemão.
– 7h30 – Saída dos peregrinos que seguem em direção a Meaípe.
– 12h00 a 16h00 – Chegada dos peregrinos na orla de Meaípe, com programação cultural em frente à Boate Multiplace Mais.

4º DIA – 02/06/24 – DOMINGO: Os peregrinos saem de Meaípe com destino ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta. Total de 23 km.
– 7h00 – Concentração na orla de Meaípe, em frente a Boate Mais.
– 7h30 – Saída dos peregrinos que seguem em direção a Anchieta.
– 11h00 a 16h00 – Chegada dos peregrinos no Santuário Nacional de São José de Anchieta, com programação cultural a partir das 12h e missa aos andarilhos às 10h30 e às 13h30.

Fonte: ES Hoje
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES