Destaque 80 mil pessoas

Feira dos Municípios tem recorde de público e próxima edição está confirmada para 2025

Por Regional ES

11/06/2024 às 08:13:23 - Atualizado há
Feira dos Municípios de 2023 - Foto: divulgação

Durante os quatro dias de realização da Feira dos Municípios de 2024, 80 mil pessoas passaram pelo Pavilhão de Carapina, na Serra. O número é 30% maior que a edição do ano passado.

Entre a quinta-feira (06) e o domingo (9), a população teve acesso a uma vasta programação e pode conhecer a cultura, a história, a gastronomia e os potenciais econômicos dos 78 municípios do Espírito Santo, reunidos em um só lugar.

DIVINO SABOR

O governador esteve no evento durante três dias e visitou cada um dos estandes dos 78 municípios capixabas. "Estivemos na quinta na abertura, na sexta, e ontem [sábado] tive que ir para outras regiões, mas hoje [domingo, 09] estou aqui de novo para poder confraternizar e comemorar com todos os presentes e a gente poder de fato sentir o orgulho de termos retomado este evento", afirmou Casagrande.

A abertura da Feira, na quinta, já dava mostras de que o público seria maior do que no ano passado. Diversos grupos de estudantes se misturaram ao grande público ainda durante a tarde. À noite, os capixabas que saíram do trabalho foram conferir o que a organização montou e o que os 78 municípios capixabas levaram para mostrar.

Na sexta-feira não foi diferente, com um público ainda maior. E no sábado e domingo, já pela manhã, era possível ver as famílias chegando para visitar e conferir todas as atrações. Foram os dias com maior público.

Durante a premiação dos melhores estandes do evento, foi anunciada a data da feira em 2025, entre os dias 03 e 06 de abril. "Finalizamos com a premiação dos municípios e regiões que tiveram destaque na feira. Isso é importante para se preparar para o ano que vem para virem novamente. Já temos uma data prevista para o ano que vem da nossa feira, que será no início de abril", ressaltou o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini.

O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, destacou o sucesso do evento. "A diversidade e criatividade demonstradas nos estandes evidenciaram nosso potencial turístico. As premiações por representatividade, criatividade e interatividade nas diferentes regiões turísticas reforçam a qualidade e o empenho de cada município. A edição deste ano demonstrou união, inovação e compromisso com o futuro do turismo capixaba. Estamos orgulhosos dos resultados alcançados", declarou.

A Feira dos Municípios foi uma iniciativa do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau e do Governo do Estado, por meio da Aderes e das Secretarias do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).

Divisão do espaço

A Feira estava dividida em cinco espaços. A minifazendinha, onde crianças e adultos puderam interagir com diversos animais. No espaço flores, produtores de norte a sul expuseram e venderam orquídeas, samambaias, cactos, suculentas entre outras plantas.

A praça de alimentação abrigava os dois maiores palcos, o Pocar e o Raízes, onde mais de 20 atrações musicais capixabas se apresentaram, além dos 12 restaurantes, 12 cervejarias, a área de vinhos e de drinks.

Na gastronomia, a Feira contava ainda com uma área externa, anexa ao parque de diversões, com comidas, doces e duas cervejarias. O parque era o espaço da criançada que se divertiu nos brinquedos infláveis, na roda gigante e no tradicional touro mecânico.

O quinto e último espaço, considerado a alma da Feira dos Municípios, reuniu os 78 municípios capixabas divididos entre as 10 regiões turísticas do Espírito Santo. E nos estandes, os visitantes puderam conhecer todo o potencial turístico, cultural e econômico de cada município, com direito a degustação.

Afonso Cláudio: município destaque

A cidade de Afonso Cláudio foi eleita como o município destaque desta edição, recebendo um carro zero km. A escolha foi baseada nos critérios de representatividade, criatividade e interatividade apresentados nos estandes.

Investimentos no Turismo: Região do Verde e das Águas

A Região do Verde e das Águas, composta pelos municípios de Aracruz, Conceição da Barra, Jaguaré, Linhares, Rio Bananal, São Mateus e Sooretama, foi premiada com um investimento de R$ 50 mil para o turismo. Este incentivo visa promover o desenvolvimento turístico, destacando as belezas naturais e culturais da região.

São Mateus: vencedor no Voto Popular

São Mateus conquistou o primeiro lugar na enquete popular "Qual município dos 78 te deu vontade de visitar/conhecer?", evidenciando seu apelo turístico e cultural entre os visitantes da feira.

Sorteios e premiações

Além dos prêmios para os municípios, os visitantes também foram contemplados. Uma moradora da Serra ganhou uma bicicleta elétrica em um sorteio, atraindo ainda mais atenção para o evento e incentivando a participação popular.

Resultados por Regiões Turísticas

Os jurados avaliaram os municípios das dez Regiões Turísticas do Espírito Santo com base nos critérios de representatividade, criatividade e interatividade. Confira os vencedores:

Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras

Representatividade: Nova Venécia
Criatividade: Vila Pavão
Interatividade: Vila Pavão

Região Metropolitana

Representatividade: Cariacica
Criatividade: Vila Velha
Interatividade: Viana

Região do Verde e das Águas

Representatividade: São Mateus
Criatividade: Sooretama
Interatividade: Conceição da Barra

Montanhas Capixabas

Representatividade: Marechal Floriano
Criatividade: Afonso Cláudio
Interatividade: Afonso Cláudio

Doce Pontões Capixaba

Representatividade: Marilândi
Criatividade: Pancas
Interatividade: São Domingos do Norte

Doce Terra Morena

Representatividade: Montanha
Criatividade: Montanha
Interatividade: Montanha

Sul Capixaba dos Vales e Café

Representatividade: Muqui
Criatividade: Muqui
Interatividade: Atílio Vivacqua

Caparaó Capixaba

Representatividade: Iúna
Criatividade: Ibatiba
Interatividade: Alegre

Costa e Imigração

Representatividade: Rio Novo do Sul
Criatividade: Marataízes
Interatividade: Marataízes

Região dos Imigrantes

Representatividade: Santa Leopoldina
Criatividade: Santa Teresa
Interatividade: Santa Teresa

Fonte: ES Hoje
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES