Moradores da comunidade de Cachoeirinha, em Rio Novo do Sul, montam fogueira gigante com a ajuda de voluntários.
O dia de São João é marcado por várias comemorações cheias de elementos e significados. Um que não pode faltar é a fogueira. Em Rio Novo do Sul, Sul do Espírito Santo, uma tradição nasceu há 11 anos: uma fogueira gigante ilumina o "arraiá" da comunidade de Cachoeirinha. Neste ano a estrutura atingiu seu maior tamanho: 26 metros de altura. ???? Ela vai ser acesa na noite deste sábado (22).
Assista o vídeo: Fogueira do tamanho de prédio de 8 andares é acesa no ES para comemorar festa de São João
A ideia de fazer uma fogueira que fosse maior e chamasse a atenção para comemorar a data foi do agricultor José Carlos Fachim, de 75 anos, que conta com a ajuda de voluntários para a montagem.
"Nossa comunidade tem como padroeiro o São João. A gente já sempre fazia uma fogueira pequena, mas com o passar do tempo eu fui começando a fazer uma maior e foi subindo, subindo e hoje já está com 26 metros", contou José.
Um vídeo (veja no início da reportagem) mostra a fogueira pronta para a festa em 2024. Já em outro, é possível ver a fogueira do ano passado, com 23 metros, queimando durante a comemoração.
A fogueira é feita no terreno da comunidade que fica ao lado da casa do seu José. O agricultor participa de todo o processo: desde a busca pelas lenhas de eucalipto, até o momento de acender o fogo.
Neste ano a fogueira começou a ser construída no dia 31 de maio e ficou pronta no dia 17 de junho
"Foi quase um mês com muito sol, muito esforço. A gente sempre conta com a ajuda de voluntários e no final dá tudo certo", relatou.
Fogueira gigante em Rio Novo do Sul, Espírito Santo — Foto: Divulgação
"Nós usamos os cabos de aço para conseguir puxar o material, amarrar para poder firmar. Eles são utilizados só na montagem. A gente sobe um pouco de lenha e passa o cabo de aço", explicou o agricultor.
Os voluntários utilizam um guincho e as madeiras de sustentação são fixadas a pouco mais de um metro e meio abaixo do solo. No topo da fogueira, um show especial fica por conta de fogos de artifício.
Um ponto importante relatado por José é que toda a lenha utilizada é cedida de um produtor que mora no terreno ao lado.
Fogueira de 26 metros de altura já é tradição em comunidade de Rio Novo do Sul, no Espírito Santo — Foto: Divulgação
A comunidade toda participa da festa que, segundo o agricultor, não tem hora para acabar.
"A gente faz porque é uma tradição para a comunidade. E um trabalho que eu gente gosto de fazer, mexer com madeira vem desde o do meu pai. E depois de pronto eu fico realizado", comentou José.
Fogueira de 2023 em Rio Novo do Sul, Espírito Santo, teve 23 metros de altura — Foto: Matheus Marinato Bertol