Ao todo, 18 pessoas estavam nos dois balões. Caso aconteceu na manhã deste domingo (11), em Domingos Martins
A aventura de andar de balão em Pedra Azul, em Domingos Martins, região Serrana do Espírito Santo, terminou com emoção dobrada para passageiros que estavam em dois balões na manhã deste domingo (11). Por causa da neblina, um balão pousou na BR-262 e um outro aterrissou em uma região de mata.
Em um grupo estavam dois casais de amigos e o piloto, ao todo cinco pessoas. Já no outro estavam 12 passageiros e o piloto. Não houve feridos.
A lavradora e nail designer Estefany Zaager, 23 anos, que é de Santa Maria de Jetibá, relatou que estava com o marido e um casal de amigos, da cidade de Afonso Cláudio, e ressaltou que não houve nenhum acidente ou "pouso forçado".
Segundo Estefany, o grupo chegou por volta de 5h45 no local da decolagem, mas não foi possível voar no horário marcado por causa da cerração.
"Só por volta de 7h30 que conseguimos decolar. Foi um voo lindo, é muito bonito, seguro. Ficamos voando por 40 minutos e acredito que chegamos a uns 800 metros de altitude. Na hora de descer, o piloto avisou que teríamos que pousar em um local diferente do normal porque a neblina estava muito forte e até mesmo a caminhonete que pega a gente ao final não conseguiria chegar. Foi então que ele pousou na BR-262, e foi tudo muito tranquilo", relatou.
O balão em que Estefany estava tem capacidade para cinco pessoas. Já o outro, quase o dobro do tamanho, comporta mais passageiros.
Dois dos integrantes desse balão eram pai e filho, que comemoram o Dia dos Pais. No Instagram, eles relataram a imagens do voo, mas também a "aventura" e a foto do balão caído em uma região de mata.
"Uma aventura diferente do esperado. Pouso forçado na mata. Todos estamos muito bem", escreveu o pai em uma foto com o balão no meio de árvores. Em seguida, ele publicou outra foto e declarou: "Enfim em solo seguro"
A lavradora e nail designer também destacou que a família ficou preocupada porque divulgaram em grupos de Whatsapp que um balão havia caído.
"Não teve nenhum susto ou desespero. As pessoas falaram que o balão havia caído. Minha mãe soube pelo Whatsapp e ficou desesperada, mas ela me ligou e eu expliquei que foi um pouso muito seguro", disse.
Estefany acrescentou: "Depois que pousamos na BR-262, até brindamos com champanhe". E ainda brincou: "Eu com certeza vou querer voar de novo. Era o meu sonho voar e amei tudo. Ainda tive a honra de pousar na BR".
A reportagem do Folha Vitória fez contato com a empresa responsável pelos passeios de balão, a Voe Pedra Azul, mas não houve retorno. Em postagem feita nas redes sociais, a empresa negou qualquer incidente.
"Ao contrário do que noticiaram, o balão BR-ES01, hoje às 08:24 pousou com tranquilidade na BR 262, km 88. Houve a necessidade do pouso técnico, pois uma frente fria se aproximou muito rápido, oportunidade que o piloto optou por pousar com segurança. Antes do pouso programado, a equipe de apoio de 6 pessoas estava a postos na BR,a qual para foi interrompida nos dois sentidos. A atividade durou cerca de 5 minutos até a retirada do equipamento".
"O solicitante informou que um balão com 13 ocupantes fez um pouso emergencial em uma região de mata, e as pessoas precisavam de ajuda para sair do local", diz a nota.
Segundo os Bombeiros, uma guarnição foi encaminhada e, no local, encontrou o dono da empresa de balonismo, que indicou o melhor acesso até o ponto onde estava o balão.
"Populares e um dos donos da empresa abriram uma trilha pela mata, chegando até o local da aterrissagem e iniciando a descida. Os bombeiros encontraram o grupo no caminho e auxiliaram o restante do percurso".
A corporação ressaltou que não havia ninguém ferido. "Uma passageira idosa foi transportada em uma maca, pois teve dificuldades para andar pela trilha", finalizou a nota.