Uma novidade na colheita de pimenta-do-reino promete revolucionar a produção da especiaria no Espírito Santo. Produtor de pimenta em Pinheiros, no Norte do Estado, desde 2022, Sávio Cazelli Torezani implantou lonas estáticas no solo para recolher a pimenta.
A lona de rafia foi colocada em uma área de 45 dos 171 hectares de pimenta cultivados nas Fazendas Taquetti, Duas barra e Boa Vista. A instalação do equipamento gira em torno de 27 a 30 mil reais por hectare, um investimento que compensa, segundo Sávio.
"Vi a divulgação de uma empresa que vende lona e fizemos um teste com 15 carreiras. Deu certo, o custo benefício é muito bom, compensa o investimento e decidimos fazer em toda área maior. Plantio em larga escala, no ES com a lona só tem o nosso", explica o produtor.
Entre as vantagens do uso da lona estão o menor uso de capina ou herbicida para limpar a lavoura, ?possibilita colher 100% dos grãos produzidos, uma vez que eles não caem diretamente no chão e não se misturam com a área do solo e ?maior higiene com a pimenta que não entrar em contato direto com a terra.
A retirada da pimenta-do-reino de cima da lona, por enquanto, é feita manualmente. Sávio, no entanto, conta que estão "estudando um aparelho mecanizado para reduzir o uso de mão de obra".
Conexão Safra