Prepare-se porque setembro chegou com tudo para os amantes da astronomia. Além de um eclipse lunar parcial, vai ter Superlua e ainda a passagem do cometa do século.
O destaque fica para o dia 18, com dois grandes eventos no mesmo dia: a segunda Superlua do ano e o eclipse parcial. Vai perder? Cairá numa quarta-feira.
Já na última semana do mês, será a vez da passagem do cometa C/2023 A3 (Tsuschinschan-ATLAS), apelidado de "cometa do século", por ter um brilho muito forte em contratantes com o céu noturno. O fenômeno está previsto para o dia 27, mas a melhor data para observação pode acontecer na primeira semana de outubro. Agenda aí para não esquecer.
Já anotou que o dia 18, que vai cair uma quarta-feira, é um daqueles dias imperdíveis?
Primeiro vai aparecer a Superlua, que ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, ou seja, ponto de sua órbita mais próxima da Terra. O astro vai parecer maior e bem mais brilhante no céu.
Na mesma noite da Superlua, parte do disco da Lua vai passar pela sombra umbral da Terra. Nesse momento, poderá ser visto um eclipse lunar parcial.
Fim do inverno
Outro grande momento de setembro será o equinócio, com data para 22 no Hemisfério Sul.
Os equinócios ocorrem quando o Sol cruza o plano do equador celeste e resultam em um dia e uma noite de duração quase iguais.
Além disso, o evento simboliza o fim do inverno e o início da primavera no Sul do planeta. Já no Norte, fim do verão e início de outubro.
Em 2024, o equinócio da primavera vai ocorrer às 09h43 no horário de Brasília.
Dicas para observar os fenômenos
Para observar fenômenos noturnos é fundamental procurar um local que tenha pouca luz artificial.
Prefira locais escuros e mais afastados, como áreas rurais e campos.
Binóculos também podem ajudar para prestigiar tudo isso.
Calendário astronômico de setembro
São muitos e muitos eventos previstos para setembro.
Para você não perder nenhum deles, veja abaixo o calendário postado pelo Tecmundo.
Lembrando que a Primavera começa entre os dias 22 e 23 de setembro.