O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou na manhã deste sábado (7) que o Espírito Santo está em situação de emergência devido ao aumento de queimadas. O decreto foi assinado juntamente com a determinação de reforço nas ações de combate.
A assinatura acontece quase 20 dias após os primeiros focos serem registrados no Estado. Nas últimas semanas os episódios são crescentes em todo território capixaba, chegando, inclusive, a atingir parques estaduais e reservas.
"É um problema no estado inteiro e por isso é um decreto estadual e depois, os municípios com alguma situação especial deverá avaliar que o município também deva decretar. Então é um decreto decorrente dos focos de incêndio e, se não começar a chover rápido poderá ser, também, acrescentada a estiagem, a falta de água. O momento exige muito equilíbrio no uso de água e muito cuidado com os focos de incêndio para a gente poder proteger o meio ambiente", afirmou Casagrande.
Esse decreto não tem prazo. O governador demonstrou preocupação com as perdas na fauna e flora capixabas. "Estamos perdendo perdendo animais, tendo prejuízo em nossa biodiversidade, perdendo patrimônio e estamos preocupados com a vida das pessoas. Então o decreto é chamar atenção do assunto e dar ao setor público as condições para agir ainda mais rápido e por isso tomei a decisão de assinar o decreto", detalhou.
Outro anúncio feito pelo governador Outro anúncio foi a compra do quarto helicóptero para Notaer. A aeronave será a mais moderna com capacidade para dois pilotos e com maior estrutura para ajudar em socorro nas emergências da saúde.