O município de Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo, está em alerta por conta do aumento de casos de escarlatina, uma doença infecciosa e contagiosa que afeta principalmente crianças em idade escolar, especialmente durante a primavera.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Domingos Martins, até esta segunda-feira (23), oito casos foram registrados na cidade. O número chama atenção, uma vez que, em todo 2023, o Estado registrou apenas três casos.
* Post nas redes sociais com orientações da doença bem como sinais e sintomas, meios de transmissão e prevenção e a importância de procurar atendimento médico;
* Elaboração de panfleto informativo para que sejam colados nas agendas das crianças para conhecimentos dos pais e professores na qual foi enviado para a Secretaria de Educação municipal para disseminação em todas as escolas do município;
* Orientações para as equipes Saúde da Família do município e para o Hospital lotado no município para alerta do surgimento de casos, orientações sobre o manejo clínico e a importância da comunicação de casos para a Vigilância Epidemiológica municipal.
A escarlatina é uma doença infecciosa e contagiosa que se manifesta por meio de uma infecção de garganta, febre e uma erupção cutânea característica. Ela é transmitida pela mesma bactéria que causa amidalite, artrite, pneumonia, endocardite, impetigo e erisipela. O período de incubação pode variar de 1 a 10 dias.
A doença pode ser controlada com medicamentos eficazes, mas a secretaria ressalta que é importante fazer o diagnóstico precoce e a intervenção terapêutica rápida para evitar desfechos graves.