Embora a semana do capixaba tenha iniciado com chuva fina, uma onde de calor se espalha pelo resto do Brasil. Mas, a tendência é a subida de temperaturas até 4 de outubro. Na região Sudeste, onde está localizado o estado do Espírito Santo, a expectativa é que a partir da noite de quarta-feira (2), chegue uma frente fria comece a trazer novamente o retorno do ar frio.
O Climatempo aponta que essa frente vai provocar queda de temperatura e depois dará espaço a uma onda que vai elevar, no estado, por exemplo, as temperaturas de algumas cidades ficando de 1ºC a 2,5ºC acima da média.
De acordo com o Centro Capixaba de Meteorologia (Cecam/Incaper), a terça-feira (1º) será de um outubro começando com instabilidade em declínio no Espírito Santo.
Precipitação abaixo da média
As chuvas de outubro tendem a ser escassas em grande parte do Brasil. A previsão aponta para precipitações abaixo da média no Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste, com áreas em tons de marrom e laranja indicando uma seca mais pronunciada. Isso pode agravar situações de estiagem e aumentar o risco de queimadas, especialmente na faixa central do país. A irregularidade nas chuvas pode afetar atividades agrícolas e influenciar a qualidade do ar que já vem prejudica no país.