A exposição conta a história de 14 mulheres em tratamento contra o câncer de mama e que venceram a luta, sob o olhar da fotógrafa Cris Coelho
Mulheres diferentes que compartilham o mesmo desafio: vencer o câncer de mama. Com suas batalhas diárias e força incontestável, elas contam suas histórias e mostram a beleza em uma exposição aberta ao público durante o Outubro Rosa, mês de combate e conscientização sobre o câncer de mama.
É a 7ª edição do ensaio fotográfico Você é Única, promovido por Dirceu Paigel em parceria com o Hospital Evangélico de Vila Velha e o Projeto Vida. A abertura da exposição será no dia 1º de outubro e segue até o dia 29, no segundo piso do Shopping Vitória.
A exposição conta a história de 14 mulheres em tratamento contra o câncer de mama e que venceram a luta, sob o olhar da fotógrafa Cris Coelho. Também foram fotografadas nesta edição a jornalista e madrinha do projeto Manu Caiado, e as médicas oncologistas Morgana Stelzer, Rayani Moreira e Alyssa Miranda.
Para Dirceu Paigel, idealizador do projeto, o ensaio fotográfico Você é Única representa um marco significativo na luta contra o câncer.
"Cada retrato captura não apenas a beleza externa, mas também a coragem e a determinação que essas mulheres possuem. Através das lentes da câmera, conseguimos traduzir suas histórias de luta, superação e esperança. Elas nos mostram que, apesar dos desafios, é possível encontrar luz e força interior", disse.
"Sei que o caminho que elas têm percorrido exige coragem e resiliência, e é exatamente isso que eu quis destacar. Eu as dirigi durante o ensaio, usando panos de texturas diferentes, claro, na cor rosa, símbolo da campanha", contou.
Para além das fotos, existe o relato de 14 mulheres, entre 20 e 60 anos, que passaram pelo câncer de mama ou estão em tratamento.
"Descobri fazendo o toque na mama. O tratamento apesar de não ser fácil, para mim foi tranquilo. Com o apoio da família, amigos e toda equipe do Hospital Evangélico consegui passar por esse tratamento".
Sandra Mara Falcone Pereira de Souza, empresária de 51 anos, descobriu o câncer de mama em junho de 2024 e está em tratamento.
"Foi muito difícil receber esse diagnóstico, mas com o apoio e o carinho da família, amigos e com muita fé em Deus estou confiante que vou conseguir enfrentar e vencer essa doença. Outubro Rosa é um mês muito importante pra conscientizar as mulheres a fazerem o exame pra que se descubra no estágio inicial da doença, pois a chance de cura é grande.
1. Sandra Mara Falcone Pereira de Souza,51 anos, empresária
2. Ana Maria de São José Martins, 62 anos, administradora
3. Damiana Souza Santos, 51 anos, aposentada por invalidez
4. Érika Cristina Cesconetto Cezatte, 49 anos, assistente social
5. Hilma Pereira, 51 anos. recepcionista
6. Tamires Santos Ferreira, 28 anos, desempregada.
7. Graciane Machado de Andrade, 42 anos, nutricionista
8. Vaneza do Sacramento Silva, 49 anos, cabeleireira,
9. Joviane Moura Ferreira de Oliveira, 44 anos, dona de casa
10.Nagila Rocha Amaral . 49 anos, funcionária pública
11. Julia Aparecida Martins Silva, 23 anos, vendedora
12. Alexandra Gama de Souza Ramos, 48 anos, empresária
13. Vanessa Corrêa, 44, engenheira agrônoma
14. Léa Dazilio
Período: 01/10 a 29/10
Local: Shopping Vitória, 2º piso
O Projeto Vida, coordenado por Hilma Pereira, surgiu em 2017 pela iniciativa do fotógrafo Jullius.
O objetivo é resgatar a autoestima de mulheres em tratamento no combate ao câncer, por meio da fotografia, e dessa forma apoiá-las e fortalecê-las no momento tão delicado. O projeto já atendeu mais de 200 mulheres, e atualmente, conta com 115.