Destaque (FAO)

A tilápia será o novo frango nas mesas dos brasileiros?

Por Regional ES

03/10/2024 às 11:07:00 - Atualizado há
Foto: ilustrativa Leia mais em: https://conexaosafra.com/economia/a-tilapia-sera-o-novo-frango-nas-mesas-dos-brasileiros/

A tilápia já caiu no gosto dos brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a tilápia responde por mais de 30% dos peixes consumidos no Brasil. No mundo, ela é a proteína que mais cresce no mundo. Entre 2022 e 2023, o avanço foi de 3,1%, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Há mais números que corroboram para o sucesso da iguaria: no Brasil, a tilápia representa 65% do cultivo total de peixes, que em 2023 somou 887 mil toneladas e gerou uma receita de R$ 9 bilhões.

THOMAZINE

Segundo a Peixe BR, hoje o Brasil é o quarto maior produtor dessa espécie, com 8% do volume total. Em primeiro lugar está a China, com mais de 30% da produção, seguida da Indonésia e do Egito. A reportagem é do Agro Estadão.

A tilápia é o produto pescado brasileiro mais exportando, chegando a 48 países, o que a torna uma commodity, segundo Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR, que arrisca dizer que em 2030 o Brasil será o segundo maior produtor do pescado no mundo.

Com tanto crescimento, é possível a tilápia ganhar o lugar do frango no prato dos consumidores? Hoje, isso ainda parece distante, já que o consumo do pescado é inferior ao da ave no país, com uma proporção de 40 quilos de frango para cada 10 quilos de peixe per capita (sendo metade disso, tilápia).


Estudos da Embrapa apontam que há algumas barreiras a serem transpostas para que tilápia e frango ocupem uma posição semelhante na alimentação dos brasileiros. Uma delas, é que o frango ainda é mais vantajoso para o produtor. Além disso, o melhoramento genético da ave ocorre há várias décadas, ou seja, a velocidade de crescimento e a eficiência alimentar ainda não chegaram aos patamares do frango.

No entanto, o presidente da Peixe BR observa que em duas ou três décadas, o peixe vai sim competir de igual para igual com o frango nas mesas brasileiras.


Fonte: Conexão Safra
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES