Destaque horário de verão

Ministro diz que horário de verão só volta neste ano se for imprescindível

Por Regional ES

09/10/2024 às 06:54:42 - Atualizado há
Foto: reprodução

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (8) que a decisão sobre a implementação ou não do horário de verão será tomada no máximo até a próxima semana.

Silveira ainda afirmou que a retomada da medida, que adianta os relógios em uma hora com o intuito de economizar energia elétrica, só será efetivada neste ano "se for imprescindível".

Alexandre Silveira concedeu entrevista a jornalistas em Brasília, após a cerimônia de sanção presidencial da lei do Combustível do Futuro, na Base Aérea, em Brasília.

THOMAZINE

Silveira disse que está levando as discussões "ao limite" para verificar se será mesmo necessário o horário de verão. "O horário de verão é extremamente transversal. Se for imprescindível, ele será [adotado neste ano], mesmo sabendo que divide opiniões em todo o Brasil", afirmou.


"Se não for imprescindível, nós vamos esperar o período chuvoso. E, se após o período chuvoso nós tivermos os nossos reservatórios, que são pulmão do setor elétrico, restabelecidos à altura, a gente entra ano que vem com maior tranquilidade", completou.

O horário de verão é uma das alternativas na mesa do governo, que também já ampliou autorizações para o funcionamento de usinas termelétricas a gás. A seca também já causou o aumento da bandeira da conta de luz.

No mês passado, o presidente Lula transmitiu ao judiciário a mensagem de que adiaria para depois das eleições municipais a implementação do horário de verão.

A posição foi manifestada após pedido da presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, que manifestou a integrantes do governo federal preocupação com a operacionalização das eleições.

RENATO MACHADO

Fonte: ES Hoje
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES