Nesta quarta-feira, 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Pão, um dos alimentos mais antigos e apreciados do mundo. Para muitos, um bom café da manhã deve ter sucos, frutas, leite, mas não é café da manhã se faltar o pão. De tão importante, o alimento ganhou um dia só para ele. A data foi instituída em 2000, em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros, mas no Brasil ele é o queridinho das famílias.
Apesar da grande variedade disponível atualmente, a essência de sua receita permanece a mesma: uma combinação de farinha, água, sal e fermento que, ao longo do tempo, foi enriquecida com grãos, temperos, embutidos, carnes, queijos, legumes, verduras, cremes, chocolate e frutas.
Tão querido e presente na mesa dos brasileiros, o pão se tornou ainda mais foco de atenção durante a pandemia e depois dela. A partir daí, para muita gente, não basta mais comer pão. É um hobby também fazer o pão que vai à mesa. O chef e consultor técnico em panificação, Genilson Pereira, preparou algumas dicas para quem pretende celebrar o Dia Mundial do Pão, com pão quentinho saindo do forno.
Ele reforça que para fazer um pão saboroso é fundamental escolher ingredientes de qualidade, como as farinhas de trigo Regina. "Temos três tipos de farinha que podem ser usadas para pão: a farinha de trigo tipo 1, tradicional; a gourmet, extraída da parte mais nobre do trigo, resultando em uma farinha mais pura e clara; e a integral com nutrientes e fibras que oferecem uma alimentação mais saudável e nutritiva", afirma.
Para quem vai produzir seu pão e busca praticidade, o chef tem mais uma dica: a Mistura para Pão Caseiro Regina 450g, que torna mais fácil a produção de receitas de pães caseiros, com apenas 10 minutos de sova, podendo ser utilizada tanto para produção manual quanto em máquinas de pão.
Receita de pão caseiro
Ingredientes
Modo de preparo: Em um bowl misture os ingredientes da esponja até formar uma massa consistente. Reserve e deixe fermentar até dobrar de volume.
Em seguida junte como os demais ingredientes do reforço e sove até formar uma massa lisa e enxuta.
Divida em tamanhos desejados e modele os pães.
Deixe fermentar até dobrar de volume em local coberto para não ressecar.
Pincelar ovo na superfície.
Assar em temperatura de 180° a 200° por cerca de 15 minutos.