Um novo nicho de mercado surge na educação. As faculdades brasileiras, de um modo geral, têm atraído interesse de fundos de private equity (que compram participação em empresas) e grupos estrangeiros.
Atração por novos negócios. Empresas estrangeiras começam enxergar o Brasil como um lugar de oportunidade de investimentos, principalmente, na educação. A possibilidade de investir em universidades e cursos privados tornou o mercado educacional um meio muito atraente e lucrativo para grupos internacionais que, desde então, seguem constantemente envolvidos em grandes e milionárias negociações, como a fusão dos gigantes Kroton e Anhanguera, que juntas somarão 12 bilhões de reais. O volume de transações aumentou de tal maneira que, hoje, somam mais de 156 negócios fechados.
Capitalizados por fundos de participação ou investidores da Bolsa, grupos especializados em educação movimentam um mercado que circula cerca de R$ 80 bilhões ao ano. Eles chegam com plataformas de tecnologia, gestão profissionalizada, preços agressivos e tendências como educação bilíngue, impondo uma competição com consequências muitas vezes duras para colégios estabelecidos, mais vulneráveis a aquisições.
Vale salientar que atributos como linha pedagógica, índices de aprovação e estrutura física, a escolha do colégio dos filhos está ganhando um novo critério decisório que passa pelos acionistas.
No Espírito Santo, a faculdade Multivix firmou uma parceria estratégica com a Galileo Global Education, líder europeia no ensino superior privado com 58 marcas, em 106 campi, 18 países e mais de 250.000 estudantes em todo o mundo.
A parceria com a Galileo Global Education traz uma maior robustez à Multivix ao integrar a instituição a uma das maiores e melhores redes de educação superior do mundo. Dentre as vantagens que a operação traz estão o acesso a uma vasta expertise internacional e potenciais sinergias em áreas como inovação acadêmica, intercâmbio, tecnologia educacional e gestão operacional.
Reconhecida no Estado como uma referência no ensino de cursos da área de saúde como Medicina, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Odontologia, a união entre a Multivix e o Grupo Galileo, como duas instituições líderes no ensino de qualidade, garante aos alunos do curso de saúde maior sucesso na sua formação e no exercício da sua profissão, face às exigências de um mercado cada vez mais competitivo e global.?
A aliança reforça a capacidade da Multivix de continuar expandindo e aprimorando seu portfólio de cursos, ampliando sua internacionalização, mantendo sua competitividade, qualidade e liderança no destaque no mercado educacional brasileiro.
"Estamos muito contentes em unir forças com a Galileo Global Education, líder em ensino superior europeia, para melhorar ainda mais as oportunidades educacionais no Brasil. Essa parceria permitirá que aproveitemos a experiência global e os métodos de ensino inovadores da Galileo, mantendo ao mesmo tempo os fortes valores locais e a excelência acadêmica que a Multivix construiu ao longo dos anos. Juntos continuaremos a promover o desenvolvimento dos futuros líderes do Brasil, ampliando o acesso à educação de excelência internacional e contribuindo para o crescimento do dinâmico cenário educacional do nosso país.", destaca Tadeu Penina, sócio e CEO da Multivix Brasil.
Com essa parceria, que está em processo final de aprovação do órgão regulador, a Multivix passa a ser o elemento central do grupo Galileo Global Education no Brasil.