O vídeo, inédito no litoral da Grande Vitória, foi captado por pesquisadores do Projeto Amigos da Jubarte, em Vila Velha
Uma visão raríssima foi registrada pelas lentes e pelos olhos de pesquisadores do Projeto Amigos da Jubarte. O maior peixe do mundo, o tubarão-baleia, foi visto exercitando suas nadadeiras em águas capixabas.
O vídeo que mostra o enorme animal foi registrado em junho deste ano, mas somente nesta segunda-feira (18) é que veio à luz para a apreciação de mais capixabas.
Segundo o coordenador geral do Amigos da Jubarte, Thiago Ferrari, o registro foi feito durante um cruzeiro de pesquisa, no "ponto 3" de coleta de dados, a cerca de 10 milhas ou 16 quilômetros da costa, em Vila Velha.
"É sabido que essa espécie ocorre por aqui e em muitos Estados do litoral brasileiro. Mas nos últimos anos vem sendo cada vez mais rara sua aparição. O último registro que tivemos na Grande Vitória foi desse animal, infelizmente, morto", relatou.
Assista ao vídeo:
Ferrari contou ainda que um registro por drone já havia sido feito por uma equipe do Laboratório de Nectologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na foz do Rio Doce, litoral de Linhares, há alguns anos.
"Esse registro desse animal vivo e saudável é uma ponta de esperança para conservação marinha, podendo indicar uma possível recuperação dessa espécie por aqui e reforçando como é necessário a proteção da grande biodiversidade do litoral capixaba", afirmou.
Apesar do tamanho intimidador, que pode bater até mesmo os inacreditáveis 10 metros de comprimento, na bocarra enorme deste animal não existem dentes afiados para botar medo ou ser uma ameaça para pessoas.
Os animais também não são baleias, levam este nome apenas pela semelhança no tamanho com os grandes mamíferos.
"O tubarão-baleia é um animal filtrador da ordem dos orectolobiformes, portanto não são cetáceos, e constituem a maior espécie de peixe existente conhecida no planeta", explica Ferrari.