A chegada de uma frente fria nesta terça-feira (3) intensificará o cenário de chuvas volumosas e tempestades. A frente fria que causou chuvas expressivas no Sul do Brasil avança para o Sudeste. De acordo com alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há perigo potencial de chuva para cidades capixabas.
Segundo o Instituto Climatempo, a frente fria chegará na região com característica mais marítima. Este sistema está associado a um ciclone extratropical localizado no oceano (ciclone se mantém sobre o oceano e não passará sobre qualquer região do Brasil).
O Inmet detalhou que o risco é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Cidades capixabas em que o alerta foi enviado pelo Inmet são: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim,
Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e Viana.
ES Hoje