Em um dia histórico para a política de São Mateus, a solenidade de posse dos vereadores eleitos ereeleitos, além do prefeito Marcus Batista Azevedo (Marcus da Cozivip) e sua vice, professoraRaquel, marcou o início da legislatura 2025-2028.
O evento, realizado no Sesc do bairro Ideal, foipermeado pela mensagem de "união", destacada em todos os discursos, desde a abertura peloarcebispo Dom Paulo Bosi. Entretanto, a sessão de posse foi marcada por um impasse relacionado à eleição da nova MesaDiretora da Câmara Municipal. Segundo o Art. 8º do Regimento Interno, a eleição e posse da Mesa Diretora devem ocorrer no dia 1º de janeiro, imediatamente após a sessão de instalação e possedos vereadores eleitos.
Além disso, o Art. 9º estabelece que, para que a eleição seja válida, é necessário quórum mínimo de seis vereadores, número que foi superado, já que sete vereadoresestavam presentes e votaram.O impasse A condução inicial dos trabalhos ficou sob a responsabilidade do vereador mais idoso presente, Nivaldo Antônio dos Santos (Wap Wap - Podemos), que atuou como presidente "Ad Hoc", conformeprevisto no regimento. Durante a sessão, os vereadores Isamara Ramos da Cunha Crespo(Isamara da Farmácia - União Brasil) e Wangledson Pagcheon Borges (Wan Borges - PSB)suscitaram questão de ordem, solicitando que fosse realizada a eleição da Mesa Diretora, comodetermina o Regimento Interno.
No entanto, Wap Wap, mesmo diante da solicitação, encerrou asessão de forma arbitrária, gerando insatisfação entre os presentes.Apenas uma chapa havia sido registrada para concorrer aos cargos da Mesa, mas quatrovereadores decidiram abandonar o plenário, impossibilitando o prosseguimento imediato. Diante dasituação, o segundo vereador mais idoso, Vilmar Gonçalves de Oliveira (Vilmar do Seac - PSD),assumiu a condução da sessão, também como presidente "Ad Hoc".
A eleição foi então realizada,seguindo as normas regimentais, com os sete vereadores presentes e votando.Composição da nova Mesa DiretoraA votação ocorreu conforme o Art. 8º do Regimento Interno, e a nova Mesa Diretora foi eleita pormaioria absoluta, ficando assim composta:- Presidente: Wanderlei Segantini (MDB)- Vice-presidente: Wangledson Pagcheon Borges (Wan Borges - PSB)- 1ª Secretária: Isamara Ramos da Cunha Crespo (Isamara da Farmácia - União Brasil)Os votos favoráveis vieram dos vereadores Emerson Cardoso (Branco - PL), Eliandro AntônioSchaeffer (PSB), Valdirene Bernardino Pires (Professora Valdirene - PT), Vilmar Gonçalves deOliveira e os três integrantes da chapa.Mensagem à sociedadeEm nota, a nova Mesa Diretora reiterou o compromisso de trabalhar pela reconstrução de SãoMateus, alinhado ao lema "Juntos pela Reconstrução de São Mateus".
A declaração destacou anecessidade de superar divisões e unir esforços pelo bem do município: "Se o discurso inicial erade união, não temos por que iniciar uma legislatura com divisão. É hora de trabalhar juntos peloprogresso de nossa cidade."Com os artigos do Regimento Interno assegurando a validade do processo, a nova Mesa Diretoraestá formalmente empossada e pronta para dar início aos trabalhos legislativos da gestão2025-2028.
Prefeitura de São Mateus