Desta vez, a atualização trouxe um caso que aconteceu em Marilândia, Noroeste do Estado. Com o novo registro, o Espírito Santo chegou a 42 mortes por dengue, em 2024.
O boletim epidemiológico da dengue de número 52 que tem registros de casos por 100 mil habitantes realizado entre a semana epidemiológica 1 (entre os dias 31 de dezembro de 2023 e 06 de janeiro de 2024) e a semana 52 (22 de dezembro de 2024 a 28 de dezembro de 2024)
Registros de fatalidade
Totalizando o número de 42 mortes no estado, o casos ocorreram em:
Caso Heloísa
No dia 25 de dezembro de 2024, a poucos dias de completar 5 anos, a pequana Heloísa Goltara faleceu no município de Marilândia. Na ocasião, a suspeita era de dengue grave.
A prefeitura de Marilândia e a secretaria de Estado da Saúde (Sesa) investigavam a morte da menina.
Apesar da confirmação de morte no município de Marilândia, não foi confirmado pela equipe que se trata de Heloísa.
Cuidados
É comum o aumeto do número de casos no verão, diante disso, a Sesa reforça o pedido de cuidados para previnir a proliferação do mosquito que transmite a doença.
São eles:
– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Tirar água dos pratos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d"água e qualquer tipo de recipiente que possa
reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d"água) e mantê-los sempre limpos.
ES Hoje