Com objetivo de agregar qualidade na torra dos grãos de café e incentivar o produtor a impulsionar sua produção, a Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Turismo vai realizar nos dias 15, 16 e 17 de janeiro o curso de "Torra do Grão de Café", que será realizado no auditório do Sindicado Rural.
A realização do curso é uma parceria da Prefeitura com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, e ocorrerá das 8h às 17h, com início previsto para o dia 15 de janeiro. O produtor rural que tiver interesse em participar, deve clicar neste LINKe realizar sua inscrição com o preenchimento dos dados pessoais.
Esforço por qualificação
"Jaguaré é o 3º Maior Produtor de Café Conilon do Estado Espírito Santo. Pensando nisso, a Gestão Municipal vem oferecendo diversas capacitações nos últimos três anos, com o objetivo de qualificar ainda mais o produtor rural na hora de produzir, armazenar e comercializar seu produto", ressaltou a secretária de Turismo, Vera Backer.
O café no município
O município de Jaguaré, potencialmente agrícola, tem sua história de colonização por volta de 1949 com a chegada dos primeiros colonizadores descendentes de italianos. Posteriormente em 1954, as primeiras sementes de café Conilon foram plantadas às margens do Córrego do Ouro, local hoje conhecido como Rio Barra Seca de Ponte Velha. Após 70 anos, Jaguaré teve registrado oficialmente seu primeiro café no ano de 2024 e atualmente já somam 9 produtos devidamente processados, legalizados e comercializados dentro e fora do município por meios de incentivos da gestão.
Prefeitura de Jaguaré