Lideranças empresariais e políticas capixabas se reúnem nesta quarta-feira (29), em Linhares, região Norte do Espírito Santo, para a terceira edição do evento "Qual é a Cena, Brasil?", para debater inovação e economia para os mercados capixaba e brasileiro.
Os presentes também irão debater sobre o protagonismo do setor privado no desenvolvimento econômico, que contará com dois painéis conduzidos por especialistas com experiência em mercados nacionais e globais.
O primeiro painel será mediado pelo empresário e colunista do Folha Vitória, Ricardo Frizera, e contará com a presença do prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, e da conselheira do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF), Rachel Freixo.
O presidente da Espírito Hub, Arísio Tessarolo, explica que o painel lidará principalmente com os impactos da reforma tributária no Espírito Santo e no Brasil.
"O painel também contará com a participação do advogado tributarista Samir Nemer. Os participantes darão uma visão mais estrutural e política, focada na reforma e na complexidade do sistema tributário. Temos a tributação mais alta do mundo, e a reforma gera perda de investimento privado a médio prazo no Espírito Santo, o que torna a discussão por soluções muito relevante", disse.
Também participam da discussão Mateus Oliveira, CEO da Private, que acabou de inaugurar em Nova York, o "Private Log", maior condomínio logístico do Brasil, que ficará na Serra, e Luis Cordeiro, presidente do conselho da Placas do Brasil.
Um dos pontos-chave do encontro será a discussão sobre transição energética global, o que para Tessarolo se mostra uma grande oportunidade para o Espírito Santo e para o Brasil.
"Esse tema é uma grande oportunidade, pois o Espírito Santo e o Brasil despontam nesse cenário como potenciais potências da energia limpa, a chamada energia verde. Juan Alves, que é uma pessoa que já esteve inclusive na Noruega, é fundador da Integres, um hub de energia limpa, além dos outros convidados, são especialistas nessas soluções", afirmou.
De acordo com Tessarolo, os temas são de suma importância para o empresariado e para o setor político capixaba, uma vez que lidam com assuntos pertinentes ao desenvolvimento do Estado.
A qualificação da mão de obra, por meio de uma educação de qualidade, as melhorias da logística estadual, no transporte de produtos pelas vias portuárias, e também propor que o setor empresarial do Espirito Santo se movimente para que continue a atrair boas empresas para o Estado serão discutidos.
Estamos na terceira edição e gosto de dizer que esses movimentos acontecem em prol de uma sociedade cada vez mais livre, próspera e competitiva globalmente. Cada vez mais trazemos temas que estão em alta. Também há a importância de se antecipar a alguns movimentos políticos e econômicos importantes e colocar os empresários na mesma página, para uma ação coordenada, afirma Tessarolo.