O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), deu início à distribuição do Material Didático Complementar (MDC) do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) para todas as Escolas das Redes Públicas Estadual e Municipal de Ensino no Estado do Espírito Santo. A ação busca fortalecer a aprendizagem e assegurar o direito de aprender das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
As obras, que apresentam recursos pedagógicos que oferecem subsídio ao trabalho do professor para que aconteça o desenvolvimento da aprendizagem do estudante de forma significativa e equânime, levando em consideração a singularidade dos estudantes, propõem uma rotina didática para as salas de alfabetização, com foco na apropriação do sistema de escrita alfabética, trazendo atividades de leitura, escrita e produção de textos.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ao todo, serão entregues 728.761 livros e kits pedagógicos, em um investimento total de R$ 3.593.446,90. "Este é mais um investimento do Governo do Estado, que tem feito diversas ações de apoio aos municípios, e aqui estamos diante de mais uma delas. É uma ação extremamente importante, da qual me orgulho muito", declarou.
O gerente do Regime de Colaboração com os Municípios, Saulo Andreon, explicou que os cadernos foram estruturados a partir de tempos didáticos que orientam o docente em dois momentos: tempo de leitura e oralidade, e tempo de escrita, ambos contemplados no material do aluno e no material do professor, expressando a perspectiva de alfabetização e letramento imersos nas práticas socioculturais de oralidade, leitura e escrita abordada no currículo do Espírito Santo para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
- A alfabetização das crianças na perspectiva do letramento;
- Formar professores no contexto da sua prática;
- Propor uma rotina didática com a organização dos tempos didáticos;
- Atividades e aplicabilidade em sala de aula;
- Orientar pedagogos e professores sobre a utilização do material didático complementar.
Paes
O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é uma iniciativa da Secretaria da Educação (Sedu), desenvolvida em regime de colaboração com os municípios, com o objetivo de apoiar os professores das redes Estadual e Municipal no processo de alfabetização dos estudantes capixabas.
A premissa é assegurar educação de qualidade para todos os estudantes capixabas, por meio de ações conjuntas entre o Estado e os municípios. Para alcançar seus objetivos, o Paes fomenta ações a fim de promover a melhoria contínua da aprendizagem. Essas ações estão divididas em três eixos de atuação: apoio à gestão, fortalecimento da aprendizagem e planejamento e suporte.