WAUSAU, EUA — Um casal foi encontrado morto eletrocutado numa casa incendiada em Wisconsin, nos EUA, no último dia 6. A polícia então iniciou uma investigação para averiguar o que tinha ocorrido com Tanya Rodriguez, de 44 anos, e James Carolfi, 52, de forma que, na quinta-feira, dia 21, apresentou a conclusão do caso à imprensa americana.
Segundo o escritório do xerife do condado de Marathon, Tanya e James tentaram seguir um método artístico que virou moda no TikTok, que consiste em queimar madeira "fractal". O procedimento, conhecido como efeito Lichtenberg, foi descrito pela corporação como "altamente perigoso", pois usa eletricidade de alta tensão para queimar "padrões semelhantes a árvores em madeira" embebida em uma solução química.
"Através da investigação, foi determinado que o fogo começou na garagem antes de se espalhar para a casa", afirmou a polícia em comunicado, segundo a revista "People". "Acreditamos que o equipamento de queima de madeira fractal que causou as eletrocussões provavelmente incendiou a estrutura".
O caso acabou sendo registrado como "morte por eletrocussão acidental".
Por fim, a polícia alertou a população sobre os riscos desse tipo de prática que vem repercutindo nas redes sociais e ressaltou que a arte deve ser desenvolvida apenas "por profissionais treinados".
"O Escritório do Xerife do Condado de Marathon deseja alertar os cidadãos sobre os perigos da queima de madeira fractal, uma forma de arte que ganhou popularidade em sites de mídia social como TikTok, Facebook e YouTube", afirmou. "O processo de queima fractal normalmente usa um transformador de alta tensão, muitas vezes reaproveitado de um forno de micro-ondas, para fluir a corrente através de itens de madeira que foram embebidos com uma solução química. Esse processo é altamente perigoso e deve ser feito apenas por profissionais treinados".