Jovens, adultos, estudante do ensino médio que buscam se qualificar e se preparar para mercado de trabalho ou desejam uma nova área de atuação, terão a oportunidade de fazer cursos gratuitos na área de Tecnologia, por meio do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Ao todo, são 2.850 vagas disponíveis.
A inciativa está sendo desenvolvida pela Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on) com o Ifes. O Programe-se e Reprograme-se têm como público-alvo estudantes do ensino médio da rede pública, além de jovens e adultos sem profissão ou que desejam mudar de área de atuação.
Segundo o instituto, o foco da ação é atender a forte demanda por profissionais em desenvolvimento de software. Além disso, ambos os programas são gratuitos e com público-alvo focado em pessoas que não possuem condições de pagar por formação similar.
Conheça os programas
PROGRAMA-SE
Segundo os organizadores, a formação do programa é para preparar programadores de software e para isso serão utilizadas variadas abordagens pedagógicas como robótica e jogos digitais.
A ideia é inserir os jovens estudantes, em estágio inicial de formação, no mercado de tecnologia; o que mais emprega no Estado e que oferece altos salários.
A previsão inicial é que o Programe-se atenda os municípios de Alegre, Barra de São Francisco, Colatina, Linhares, São Mateus e Guarapari, sendo este último núcleo com duas turmas, com uma exclusiva para as meninas.
REPROGRAMA-SE
Ao todo, serão ofertadas 2.300 vagas ofertadas para 16 municípios: Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Linhares, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Santa Teresa, São Mateus, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.
O Reprograme-se terá um acompanhamento intensivo de tutores para assistir e contribuir com a evolução dos alunos. A aposta da Act!on é que grande parte dos alunos sejam absorvidos pelo mercado capixaba, com a expectativa salarial que pode chegar a mais de R$ 5.000,00 em alguns poucos anos.
As inscrições para o processo de seleção serão por meio de um portal a ser lançado em breve.
Redação Folha Vitória