Corporação enviou ao Ministério da Justiça pedido para reforçar o quadro, com prova até março de 2023. Salário chega a R$ 9.899
Um pedido para realização de novo concurso para Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o cargo de policial rodoviário foi enviado ao Ministério da Justiça. No requerimento, o órgão fala em 5 mil vagas.
No pedido ao Ministério da Justiça foi dito que o concurso tem a finalidade de atingir o número de 18 mil policiais, dividindo a formação em quatro turmas nos próximos anos.
A solicitação de novo processo seletivo teve como base na reestruturação do órgão, que está em tramitação. O pedido também considera a recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) que determina um efetivo de 18.172 policiais.
Atualmente, a PRF possui 12.359 funcionários. Para resolver este déficit, a corporação sugeriu novo certame com 5 mil vagas, distribuídas em quatro turmas de 1.250 aprovados.
Para que a PRF consiga cumprir com seu cronograma de atividades para os próximos anos, será necessário que um novo concurso seja preparado ainda este ano.
Espera-se que o edital de abertura seja lançado até meados de setembro. Já as etapas de seleção, como a prova objetiva, devem ser realizadas entre novembro deste ano e março de 2023.
O último concurso PRF ocorreu no ano passado e ainda está vigente. Só que isso não impede a realização de uma nova seleção. Em 2021, foram ofertadas 1.500 vagas. O salário no início de carreira é de R$ 9.899,88. O cargo exige formação de nível superior.
Na última terça-feira (2), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que convocaria 625 novos agentes da Polícia Federal (PF) e o mesmo número da PRF.
O quantitativo é inferior ao que o presidente já havia sinalizado, quando ele havia comentado que poderia abrir até mil vagas para cada carreira ainda este ano.
Administrativa
Atualmente, o órgão conta com déficit de 199 profissionais para a área administrativa. Mas a PRF não tem previsão de que sejam ofertadas vagas para essas funções no próximo concurso.
O último certame da PRF para agente administrativo aconteceu em 2014. A seleção contou com duas etapas: prova objetiva e investigação social.