Indicadores apontam para um risco de geada fraca na Região Serrana durante a passagem da frente fria
Se diferente de muitos capixabas você ainda não retirou os agasalhos do armário, pode ir se preparando. É que na próxima semana uma nova frente fria deve passar pelo Espírito Santo e promete temperaturas mínimas de até 5 °C em algumas regiões.
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o frio intenso previsto para a próxima semana em grande parte do Brasil está associado à passagem de uma massa de ar de origem polar, que se desloca pelo país após a passagem de uma frente fria prevista.
Segundo o instituto, as tendências iniciais apontam que a massa de ar deverá avançar sobre o Estado entre a próxima terça-feira (17) e a quarta (18), com quedas significativas das temperaturas máximas, por conta do aumento das nuvens e da mudança dos padrões dos ventos.
Na quinta-feira (19), a queda acentuada das temperaturas mínimas ocorrerão em função da forte perda de calor noturno, após a diminuição da nebulosidade.
Para este fim de semana, as temperaturas máximas ficarão abaixo dos 30 °C em todo o Espírito Santo. Em relação às mínimas, por conta da presença de nuvens, elas não devem reduzir tanto, o que pode provocar o efeito da amplitude térmica reduzida, ficando na casa dos 10 °C na Região Serrana e de 15 °C nas demais regiões.
Já para a próxima semana, haverá temperaturas mínimas mais baixas em função da incursão do ar polar, e, consequentemente, perda de calor noturno provocado pela diminuição das nuvens.
Baseado nessa previsão, indicadores apontam para um risco de geada fraca na Região Serrana, no amanhecer da quinta-feira (19). A Coordenação de Meteorologia do Incaper informou que aguardará as próximas simulações atmosféricas para determinar a ocorrência ou não de granizo na região.
Os resultados da previsão mostram que as temperaturas voltarão a subir no Espírito Santo a partir da próxima sexta-feira (20). No entanto, ressalta-se que, com as proximidades do inverno, que oficialmente se inicia a partir do próximo dia 21 de junho, às 06h14, as incursões de ar frio passarão a ser comuns.