Saúde Pfizer em crianças

Estudo aponta redução da eficácia da Pfizer em crianças; proteção é mantida

Eficácia da vacina da Pfizer para crianças diminuiu rapidamente durante o surto da variante Ômicron, segundo estudo

Por Regional ES

20/05/2022 às 14:17:48 - Atualizado há
Vacina da Pfizer continua a oferecer altos níveis de proteção contra doença grave Cristine Rochol/PMPA

A eficácia da vacina contra a Covid-19 da Pfizer para crianças diminuiu rapidamente durante o surto da variante Ômicron. De acordo com novos dados do Departamento de Saúde de Nova York, a redução aconteceu especialmente entre crianças de 5 a 11 anos, mas ainda o imunizante manteve a proteção contra doença grave.

CRICARE

Um mês após a vacinação com as duas doses, a eficácia da Pfizer contra a infecção causada pela variante Ômicron caiu de 68% para apenas 12% nas crianças mais novas aptas para a vacinação, aquelas de 5 a 11 anos.

A eficácia contra a hospitalização nessa faixa etária foi maior, mas também caiu substancialmente, passando de 100% no início de dezembro para apenas 48% no final de janeiro.

"Os dados não são surpreendentes, pois a vacina foi desenvolvida em resposta a uma variante anterior da Covid-19 e a eficácia reduzida de duas doses contra a variante Ômicron foi observada até certo ponto com todas as vacinas e idades", disse a comissária de Saúde do estado de Nova York, Mary Bassett, em um comunicado publicado online.

"É fundamental enfatizar que a vacinação ainda é recomendada para todos com cinco anos ou mais, incluindo crianças de 5 a 11 anos. Incentivo os pais e responsáveis ??a consultar seu pediatra sobre a vacinação de seus filhos, e o reforço se for elegível, o mais rápido possível".

Crianças de 5 a 11 anos recebem uma dose da vacina da Pfizer que é de 10 microgramas, um terço da dose administrada a crianças e jovens de 12 a 17 anos.

O estudo também revelou que, embora a eficácia da vacina também tenha caído para crianças mais velhas e adolescentes, a redução ocorreu mais lentamente do que para alunos do ensino fundamental. Para qualquer manifestação causada pela Covid-19, a eficácia da vacina diminuiu de 66% no início de dezembro para 51% no final de janeiro para crianças de 12 a 17 anos. Para hospitalizações, a eficácia da vacina caiu de 85% para 73% no mesmo período.

Os dados foram publicados na segunda-feira como um estudo preprint no servidor medRxiv. Os preprints são artigos que não foram revisados ??por especialistas externos ou aceitos para publicação em uma revista médica.

Os autores concluíram que, se outros estudos repetirem esses achados, a dose da vacina para crianças mais novas pode precisar ser revisada. Os autores também afirmaram que os dados podem demonstrar a necessidade de continuar "proteções em camadas, incluindo o uso de máscaras, para prevenir infecção e transmissão" em crianças menores.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA estão coletando seus próprios dados sobre a eficácia da vacina em crianças, que devem ser divulgados em breve.

"As vacinas da Covid-19 da Pfizer e da Moderna continuam a oferecer altos níveis de proteção contra doença grave, hospitalização e mortes em todas as faixas etárias, apesar da diminuição da eficácia apenas contra a infecção durante a onda da Ômicron", afirmou a agência em comunicado.

"O CDC continua monitorando e avaliando os dados sobre a eficácia da vacina à medida que se tornam disponíveis, mas essas vacinas funcionam bem e são a melhor ferramenta que temos para evitar resultados graves".

Fonte: CNN Brasil
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES