TRABALHADOR

Anvisa sugere uso de máscara para adiar chegada da varíola dos macacos

Desde o início do mês, ao menos 120 ocorrências da doença foram confirmadas em 15 países

Por Regional ES em 24/05/2022 às 08:06:26

Foto tirada em 1997, durante um surto de casos da varíola dos macacos | Foto: CDC/Brian W.J. Mahy

A AgĂȘncia Nacional de VigilĂąncia SanitĂĄria (Anvisa) estĂĄ pedindo reforço de medidas não farmacológicas, como distanciamento, uso de mĂĄscara e higienização frequente de mãos, em aeroportos e aeronaves, para retardar a entrada do vĂ­rus da varĂ­ola dos macacos no Brasil.

THOMAZINE

Desde o inĂ­cio do mĂȘs, ao menos 120 ocorrĂȘncias da doença foram confirmadas em 15 paĂ­ses. O Ministério da SaĂșde instituiu ontem uma sala de situação para monitorar o cenĂĄrio da monkeypox no Brasil.

A rara doença pode chegar nos próximos dias, segundo especialistas ouvidos pelo Estadão. No domingo foram registrados casos suspeitos na vizinha Argentina. A varĂ­ola dos macacos é, na verdade, doença original de roedores silvestres, mas isolada inicialmente em macacos. É frequente na África, mas de ocorrĂȘncia muito rara em outros continentes.

Imagem do vĂ­rus da varĂ­ola
Imagem do vĂ­rus da varĂ­ola | Foto: Public Health Image Library (PHIL)/CDC


Cientistas acreditam que o desequilĂ­brio ambiental esteja por trĂĄs do atual surto, mas não veem razão para pĂąnico. "Acho muito difĂ­cil que (a doença) não chegue aqui", afirmou o presidente da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, José David Urbaez "Mas se trata de uma doença considerada benigna." Além disso, existem tratamento e vacinas.

Mas é necessĂĄrio alerta, segundo a Chefe da Divisão de Moléstias Infecciosas e ParasitĂĄrias do Hospital das ClĂ­nicas da USP, Anna Sara Levin. "Essa transmissão pessoal é um pouco preocupante, temos de entender se houve uma adaptação do vĂ­rus ou contato muito intenso entre as pessoas."

"É mais um problema que vem se somar ao nosso quadro atual", disse Urbaez. "O ponto positivo é que a nossa vigilĂąncia estĂĄ muito sensĂ­vel, conseguindo detectar os problemas em tempo real".

Fonte: Tribuna Online

Comunicar erro
DENGUE

ComentĂĄrios

CIDADE FM