Geral drogas

Mais de 3,5 mil dependentes químicos buscaram ajuda neste ano no ES

Entre as pessoas registradas pelo poder público no Espírito Santo como usuárias de drogas, cerca de 27% são mulheres

Por Regional ES

27/05/2022 às 06:42:38 - Atualizado há
Foto: Reprodução/ Pexels

A dependência química pode trazer sérias consequências para vida do usuário e de todos aos seu redor. Na madrugada desta quinta-feira (26), uma usuária de crack deixou o filho recém-nascido nas mãos de um morador de rua, em Cariacica, quando fugia da polícia. Assustado, o homem entregou o bebê para uma mulher, que posteriormente, foi encaminhado ao Conselho Tutelar.

CRICARE

O psiquiatra Vicente Ramatis afirma que as drogas se tornaram uma epidemia com graves consequências para a saúde mental da população.

"A droga, principalmente o crack, agrava e muito os quadros de psicose. Para um paciente em estado de psicose, a realidade dele é delirante, não condiz com os fatos que estão acontecendo", explicou.

Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos do Espírito Santo, entre janeiro e abril deste ano, 3.514 dependentes químicos buscaram ajuda nos serviços de saúde e assistência social do Estado e dos municípios. No ano passado inteiro, foram quase 10 mil.

Para ajudar os dependentes químicos no processo de reabilitação, várias organizações desenvolvem ações sociais. Uma entidade de Cariacica ligada a uma igreja, por exemplo, funciona como internato de mulheres há 15 anos. Elas ficam no local por um período de seis a nove meses.

O pastor Janiel Rafael dos Santos explica que as dependentes passam pela desintoxicação, fazem trabalhos manuais e depois são encaminhadas para o mercado de trabalho.

Além de iniciativas de ONGs e entidades privadas, o Governo do Estado tem uma rede de atenção ligada aos municípios. A gerente de articulação da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, Nathalia Borba Raposo, destacou que há três centros de acolhimento no Estado: um em Vitória, um em Cachoeiro de Itapemirim e outro em Linhares.

"O Caad é um serviço público, de portas abertas, você não precisa de um encaminhamento para procurá-lo. A gente pode fazer encaminhamentos para a rede de cuidados, podemos fazer o acompanhamento ambulatorial, podemos fazer o encaminhamento para internações quando necessário e podemos fazer acolhimento e atividades terapêuticas", disse.

*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV.

Fonte: Redação Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES