Geral 516 desalojados em quatro dias

Sob alerta de novas chuvas, Pernambuco tem sete mortes e 516 desalojados em quatro dias

Chuva avança para outros estados do Nordeste; há possibilidade de alagamento e deslizamento no Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Bahia, Ceará e Maranhão

Por Regional ES

28/05/2022 às 12:48:31 - Atualizado há
Moradores encontram corpo arrastado pela água, em Jaboatão - Foto: Vítor Oliveira/g1

Sob alerta de grande perigo, na classificação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Pernambuco soma sete mortes em deslizamentos nos últimos quatro dias. A última delas aconteceu neste sábado após as tempestades que começaram na noite desta sexta-feira.

THOMAZINE

Foi quando um jovem de 18 anos morreu soterrado após o deslizamento de uma barreira na rua Padre Antônio Prado, no Córrego do Jenipapo, na Zona Norte do Recife. O corpo de Claudemir Barbosa foi encontrado por volta das 9h pelo Corpo de Bombeiros. O nome dele era Claudemir Barbosa.

Em Olinda, três pessoas morreram após deslizamentos de barreiras, uma no Córrego do Abacate e duas no Córrego do Abacaxi, no bairro de Águas Compridas. A outra vítima foi um motociclista, que tentou atravessar uma área alagada em Peixinhos mas foi arrastado pela correnteza.

Já em Jaboatão dos Guararapes, um homem que tentava resgatar um animal de estimação também acabou tragado pela correnteza e seu corpo foi encontrado no bairro da Muribeca.

A sétima vítima também foi na cidade de Recife, em Sítio dos Pintos, vítima de um deslizamento, segundo o governo de Pernambuco.

A Central de Operações da Codecipe recebeu dos municípios o registro de 516 pessoas desalojadas e 249 desabrigadas.

Em Abreu e Lima, há 16 pessoas desabrigadas e seis desalojadas. No Cabo de Santo Agostinho são 18 desalojados e em Camaragibe, 28. Jaboatão dos Guararapes contabiliza 92 desabrigados e 332 desalojados. Olinda tem 141 pessoas desabrigadas; São José da Coroa Grande registra 70 pessoas desalojadas; em Xexéu são 60 e, em Escada, há duas pessoas na mesma situação.

Previsão

O Inmet divulgou na manhã deste sábado que há o risco de chuvas superiores a 60 mm/h e que podem passar até de 100 mm/dia. "Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco", apontou o relatório.

Até as 6h da manhã deste sábado, 20 municípios registraram precipitações acima de 100 mm. Entre eles, Recife (209 mm), Jaboatão dos Guararapes (215 mm) e São Lourenço da Mata (200,2 mm). Itapissuma foi a cidade com maior notificação, atingindo 318 mm.

As equipes da da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) e do Corpo de Bombeiros foram reforçadas na Mata Sul, com a instalação de uma base remota em Palmares.

Avanço da chuva

De acordo com o Climatempo, novas áreas de instabilidade avançaram do mar para o leste do Nordeste levando muita chuva para outras capitais. A situação é de alerta para muita chuva entre Natal e Maceió.

Além de Pernambuco, também há alerta alerta para chuva forte e volumosa, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra, no litoral do Rio Grande do Norte, no leste da Paraíba, e em Alagoas. Também pode chover forte no litoral sul da Bahia e vários locais da faixa litorânea entre o Ceará e o Maranhão.

Fonte: O Globo
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES