Destaque

Colômbia realiza eleição presidencial neste domingo; guerrilha deixa de ser o principal tema e pautas econômicas ganham espaço

Por Regional ES

29/05/2022 às 01:33:15 - Atualizado há
Eleitores colombianos votam no primeiro turno das eleições presidenciais do país neste domingo (29). Imagem de Ciudad Bolivar, na Colômbia, em 25 de maio de 2022

Yuri Cortez/AFP
THOMAZINE
Os eleitores colombianos que vão às urnas neste domingo (29) para votar no primeiro turno das eleições presidenciais no país têm como principais preocupações a economia (28%), corrupção (20%), insegurança (14%) e desemprego (14%), de acordo com uma pesquisa da consultoria YahHass.

Esses temas são mais ou menos os mesmos de eleições presidenciais em outros países, mas, na Colômbia, isso é uma novidade: o país virou a página do assunto que dominou a vida política durante décadas, o conflito entre governo e guerrilhas.

A última eleição presidencial, em 2018, foi dominada por um tema: o acordo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Quem é Gustavo Petro? Ex-guerrilheiro é favorito à presidência da Colômbia

Naquele ano, o país elegeu o presidente Iván Duque pouco depois de ter votado contra um referendo sobre o acordo.

Duque é um aliado do ex-presidente Álvaro Uribe, que foi contrário ao acordo de paz desde o princípio.

Quem é Fico Gutiérrez? Ex-prefeito de Medellín concorre à Presidência da Colômbia

"Vive-se um período de transição na Colômbia; não é uma mudança radical, mas deixaram a polarização entre ser favorável ou contrário ao acordo de paz com as Farc para trás", diz Fernanda Nanci Gonçalves, professora da UFRJ e Unilasalle-RJ.

O que querem os candidatos?

Os dois candidatos mais bem colocados nas pesquisas são Gustavo Petro e Federico Gutiérrez.

Petro é o candidato de esquerda. De acordo com as pesquisas de intenção de voto, ele tem cerca de 41% da preferência dos eleitores (para levar o pleito em primeiro turno, é preciso ter mais de 50% dos votos).

O candidato entrou para o movimento de guerrilha M-19 ainda na adolescência. Em 1990, esse grupo se tornou um partido, a Alianças Democrática M-19.

Gustavo Petro durante campanha de presidência em maio de 2022

Luisa Gonzalez/Reuters

Petro já foi deputado duas vezes, senador e prefeito da cidade de Bogotá. Essa é a terceira vez que se candidata à presidência (ele foi derrotado em 2010 e 2018).

Gutierrez é o candidato do ex-presidente Álvaro Uribe, uma figura ainda muito importante na política colombiana.

Antes de ser candidato a presidente, Gutierrez, foi prefeito de Medellin.

Federico Gutierrez, candidato à presidência na Colômbia, em 27 de maio de 2022

David Estrada/Reuters

Modelo econômico

Esses candidatos tentam se diferenciar um dos outros dentro dos temas que aparecem como as preocupações dos colombianos em 2022, diz a professora Nanci . Petro diz que quer fazer com que a economia gire em torno da vida e que seu intuito é aprofundar a democracia: ele propõe criar um Ministério da Igualdade, aumentar a representação feminina em instituições públicas e começar uma transição energética (de uma economia extrativista para uma economia produtiva, e de predominância fóssil (de combustíveis fósseis) para uma "economia descarbonizada".

Federico Gutiérrez, conhecido como Fico Gutiérrez, o segundo colocado e um candidato mais de direita, faz campanha falando que pretende preservar "as liberdades". Como candidato do governo, ele também fala de segurança, que é um tema importante para Uribe e Duque.

"O Petro, de esquerda, quer uma política econômica diferente, menos baseada no extrativismo, e mais baseada na ideia do que ele chama de produtivismo e também mais empregos públicos; o Gutierrez quer uma política mais próxima do establishment, dos empresários, liberdade do mercado", afirma a professora.

Para ela, há uma divisão clara de qual é o modelo econômico de cada um dos candidatos.

"Tem discussão sobre meio ambiente, reforma política, reforma aposentadoria, são temas deram complexidade ao debate político e tornaram essa eleição mais interessante pela riqueza do que está em jogo, que vai além do tema da segurança", diz ela.
Fonte: G1
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES