Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

ataque racista

Advogada do ES sofre ataque racista durante evento online: "Até quando?"

Fayda Belo palestrava no "Negritar" quando começou a receber comentários preconceituosos e criminosos


Foto: Reprodução / Instagram

A advogada capixaba Fayda Belo foi alvo de ataques raciais e misóginos durante a sua participação no "Negritar", um evento hibrido para músicos negros que aconteceu em Vitória durante o último fim de semana. O encontro deu visibilidade para as produções artísticas da cultura negra e debateu questões raciais.

Durante a transmissão da palestra de Fayda, algumas pessoas usaram o espaço de interação nos comentários para fazer declarações preconceituosas e xingamentos. Em uma rede social, a advogada desabafou:

"Sofri ataques racistas e misóginos durante a minha palestra no evento Negritar no final de semana. As medidas judiciais já estão sendo tomadas", disse.

"Vocês são todos macacos". "Negros f******". "Isso é uma reunião de zoológico". "Passaram carvão nela". "Quer banana?". "Vou g**** dentro da sua boca".

Especialista em crimes de gênero, direito antidiscriminatórios e feminicídios, a advogada também é um fenômeno na internet. Com mais de 175 mil seguidores apenas no Instagram, ela comenta e explica de forma lúdica alguns temas jurídicos.

"Eu fui atacada. Eu fui violentada. Eu fui objetivada enquanto mulher preta. Fui discriminada enquanto pessoa preta. Me compararam a um macaco, me ofereceram uma banana. Se doeu? Claro que doeu, mas para além disso, isso é crime. Até quando vão achar que isso é pouca coisa? Até quando não vão punir essa violência contra nós? (...) Espero que esses criminosos sejam encontrados, processados e punidos, porque a gente não aguenta mais ver nossa dor ser minimizada. Racismo é crime e lugar de racista é na cadeia", declarou.


O evento onde os ataques aconteceram teve apoio da Secretária Estadual de Cultura. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou o episódio e frisou que racismo é crime.

"Toda solidariedade à advogada Fayda Belo e ao evento Negritar pelos covardes ataques racistas sofridos neste fim de semana. Apoiado pela nossa Secretaria da Cultura, o evento trouxe qualificação para dezenas de empreendedores negros. Todas as medidas estão sendo tomadas. Racismo é crime".

Fayda disse que procurou a delegacia e registrou uma notícia-crime. O Folha Vitória questionou a Polícia Civil sobre a investigação do caso, mas até a publicação não tivemos retorno. A reportagem será atualizada quando recebermos um posicionamento.

Redação Folha Vitória

advogada ataque racismo misoginia regionales

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!