Um homem de 45 anos, considerado um dos mais violentos traficantes foragidos do Espírito Santo, foi preso, na noite de terça-feira (31), em Goiânia, capital de Goiás. A ação foi realizada pela Força Tarefa de Segurança Pública do Espírito Santo, em parceria com a Polícia Federal e da Polícia Militar do estado goiano.
Conhecido como "Fantasma" ou "A Lenda do Norte", o homem, natural da cidade de Boa Esperança, no Noroeste do Espírito Santo, controla o tráfico de drogas na região há mais de uma década. A identidade não foi divulgada.
De acordo com a Polícia Federal, ele é conhecido por sua truculência e violência extrema na condução de seus negócios ilícitos e estava foragido desde 2011.
Por muito tempo ele figurou na lista dos mais procurados da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo, tido como o grande causador do aumento do número de homicídios na região nos últimos anos.
As investigações apontavam haver indicativos que se ele escondia em Rondônia e na Bahia. No entanto, nas últimas semanas, surgiu a indicação de que ele estaria residindo em Goiânia, utilizando documentação falsa.
As ações para localizar e prender o suspeito se iniciaram em meados do mês passado, quando a Força Tarefa repassou para a Polícia Federal de Goiás novas informações que poderiam indicar o paradeiro de Fantasma.
A partir daí, inúmeras diligências foram realizadas ao longo de semanas, contando com o apoio da Polícia Militar de Goiás, o que culminou com sua prisão num bairro de classe média, local em que estava residindo com sua família.
Durante a abordagem pelos policiais goianos, não houve nenhuma resistência e foi confirmado que Fantasma usava documentos falsos. Dessa forma, além do cumprimento do mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas e associação para o tráfico, ele também foi preso em flagrante e levado para a Superintendência da PF onde foi autuado.
A Polícia Federal do Espírito Santo afirma que esta é uma prisão de enorme importância, pois traz um criminoso de altíssima periculosidade para responder pelos seus crimes diante do Poder Judiciário capixaba, evitando a sensação de impunidade que os anos de fuga causam frustrando a aplicação da Lei.
A Força Tarefa de Segurança Pública do Espírito Santo (FTSP) é composta por Policiais Federais, Rodovi
Redação Folha Vitória