Geral Programa Previne Brasil

Montanha ocupa o 1º lugar do norte do ES no Programa Previne Brasil 2022

A nível de Estado, o município ocupa o 3º lugar e, entre os 5570 municípios do Brasil, ficou entre os 100 primeiros como a melhor atenção primária.

Por Regional ES

07/06/2022 às 12:26:30 - Atualizado há

O município conquistou o 3º lugar geral no ranking dos Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil 2022 se destacando em todo o Espírito Santo como uma das melhores cidades em Atenção Primária à Saúde (APS). O resultado é referente ao quadrimestre deste ano, no período de janeiro a abril, e foi divulgado no início deste mês para todas as secretarias municipais de saúde do Estado.

Os dados são analisados pelo Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMSES). Tendo uma significativa melhora em relação ao quadrimestre de 2021, o município saltou do 3º lugar do Norte do Espírito Santo para o 1º neste ano e do 6º lugar no Estado passou a ser o 3º. "Os números mostram em um padrão nacional e estadual qual é a nossa posição no tratamento dos cidadãos de Montanha com a saúde", reforçou o prefeito André Sampaio.

A cada quadrimestre é avaliado o componente de desempenho em todos os municípios do Brasil. A população conta com profissionais mais qualificados para cuidar da saúde, tendo como base toda uma estratégia traçada ao longo de um ano e bem executada.

Na prática, todas as posições alcançadas resumem um trabalho desempenhado pela equipe de saúde da Prefeitura de Montanha, baseado na contratação de mais médicos e enfermeiro nas ESF´s da cidade, equipe intersetorial para buscas ativas, reuniões periódicas e treinamentos das equipes de saúde. "Continuamos avançando com a qualidade no serviço da saúde para a população. Prova disso, são os resultados conquistados no Programa Previne Brasil deste ano. Vamos continuar trabalhando para oferecer sempre o melhor para os munícipes", disse a secretaria de saúde de Montanha, Viviane Santos.

Dados de Montanha:

- 1º lugar no Norte do Espírito Santo.

- 3º lugar entre os 78 municípios do Estado.

- A nível Brasil, dos 5.570 municípios avaliados, conquistou a 100º posição, uma grande conquista visto que no ano anterior ocupou a 253º posição.

Previne Brasil

O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.

Em especial, temos o pagamento por desempenho que é um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios. Nesse componente, a definição do valor a ser transferido depende dos resultados alcançados no conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária (ESF/APS).

Os atributos da APS são fortalecidos pelo Pagamento por Desempenho do Programa Previne Brasil, o que induz o aprimoramento dos processos de trabalho e a qualificação dos resultados em saúde, além de otimizar aspectos como periodicidade e método da avaliação. Exemplo disso é que, por meio do monitoramento desses indicadores, podem ser avaliados os acessos, a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados pelas ESF/APS, fornecendo subsídios para medidas de aprimoramento das ações e dando mais transparência aos investimentos na área da saúde para a sociedade.


Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação e de Saúde da Prefeitura de Montanha Ministério da Saúde - Siste
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES