Uma companhia alemã chamada Milivié começou um plano de negócio ousado, mas com um produto bastante conhecido: o Fusca. A startup anuncia a criação do Milivié 1, um restomod (uma versão moderna de um carro clássico) baseado no antigo VW.
As primeiras infos (e imagens) apontam um design retrô contemporâneo, motor a combustão, câmbio de Porsche e painel de Mercedes-Benz. O preço espanta: 570 mil euros por cada um – ou mais de R$ 3 milhões na conversão direta.
Pelos sketches, o Milivié 1 manterá o desenho clássico, mas terá algumas modernidades como faróis lanternas e luzes de neblina de LED, maçanetas embutidas, retrovisores aerodinâmicos com luz de seta integrada, aerofólio do tipo ducktail (inspirado nos Porsche), sensores de estacionamento dianteira e traseiro, escape centralizado de titânio e rodas de 19 polegadas de cinco raios. A empresa alemã diz que manterá carroceria e assoalho intactos – o carro é baseado no Fusca 1303 que não veio ao Brasil.
Por dentro, no entanto, nada a ver com um Fusca original. O Milivié 1 terá duas modernas telas de 12,3" (do painel de instrumentos digital e outra da central multimídia própria da empresa alemã), acabamento em madeira, entradas USB, ar-condicionado, carregamento de smartphone por indução e visual para lá de minimalista. Os logotipos da VW, claro, foram substituídos pelo os da companhia.
A Milivié, fundada pelo engenheiro Jonathan Engler, só vai produzir 22 unidades do Fusca moderno, mas só a partir de julho de 2023 – com duração até maio de 2025. O número é uma alusão aos mais de 22 milhões de Fusca feitos pela Volkswagen.