O calendário de pagamento é válido para os veículos leves, como carros e motos. O vencimento do licenciamento começa na segunda-feira para as placas terminadas em 1, e vai até o dia 28 de julho para as placas com final 0.
O pagamento deve ser feito pelos proprietários de veículos que ainda não quitaram o licenciamento com a cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para quem fez o parcelamento, esse é o último mês de pagamento.
"É necessário que o proprietário quite esse débito para continuar circulando com o veículo. O licenciamento é um processo que oportuniza essa regularização", afirmou o diretor de Habilitação, Veículos e Fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), Marcus Perozini.
O valor do licenciamento é de R$ 193,68, além das multas e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que também é obrigatório para renovar o licenciamento.
Quem não pagar o licenciamento poderá ser multado caso seja abordado em uma fiscalização de trânsito. "Sem o pagamento, o veículo está transitando de forma irregular, e a autoridade pode fazer a autuação", ressaltou Perozini.
A multa prevista para quem dirige com o licenciamento vencido é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo.
"Para retirar o veículo do pátio, após a apreensão, é preciso quitar os débitos do licenciamento", explicou o diretor do Detran-ES.
Site
O Documento Único de Arrecadação (DUA) deve ser impresso no site www.detran.es.gov.br.
Após o pagamento, o proprietário do veículo deve imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e). Também é possível utilizar a versão digital do documento no celular, baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).