Mundo Estados Unidos

Após sinal, EUA intensificarão conversas com russos para trocas de prisioneiros envolvendo Griner

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, afirmou nesta sexta (5) que a Rússia está pronta para discutir a troca por meios diplomáticos

Por Regional ES

05/08/2022 às 14:08:22 - Atualizado há
Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, ao lado do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em Genebra 21/01/2022 Alex Brandon/Pool via REUTERS

Os Estados Unidos vão intensificar conversas com os russos para uma troca de prisioneiros envolvendo a estrela da WNBA detida Brittney Griner, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, nesta sexta-feira (5). "Apresentamos, como você sabe, uma proposta substancial na qual a Rússia deveria se envolver conosco. E o que o ministro das Relações Exteriores Lavrov disse esta manhã e disse publicamente é que eles estão preparados para se engajar através dos canais que estabelecemos para fazer exatamente isso.

Publicidade

E vamos perseguir isso", disse Blinken a repórteres em uma coletiva de imprensa enquanto participava da reunião dos ministros das Relações Exteriores da Associação de Nações do Sudesre Asiático (Asean) no Camboja.

O secretário de Estado afirmou que a condenação e a sentença de Griner a nove anos de prisão "complica ainda mais a injustiça que está sendo feita contra ela e sua detenção indevida".

Publicidade

A condenação de Griner "destaca a preocupação muito significativa [de Washington] com o sistema legal da Rússia e o uso do governo russo de detenções injustas para avançar sua própria agenda usando indivíduos como peões políticos", disse Blinken a repórteres. "O mesmo vale para Paul Whelan", acrescentou.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse nesta sexta que a Rússia estava pronta para discutir uma troca de prisioneiros de alto nível com os EUA por meio de um canal diplomático acordado por Biden e pelo presidente russo, Vladimir Putin, segundo a agência de notícias estatal russa RIA Novosti.

Publicidade

A discussão sobre a troca de prisioneiros está em andamento depois que o governo Biden ofereceu a troca de Viktor Bout, um traficante de armas russo que cumpre 25 anos de prisão nos EUA, em troca de dois americanos detidos pela Rússia, Brittney Griner e Paul Whelan.

A estrela da WNBA foi condenada por um tribunal russo a nove anos de prisão por tráfico de drogas na quinta-feira (4).

ANUNCIO 01

Fonte: CNN
Comunicar erro
Regional ES

© 2022 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES