Um novo estudo, desenvolvido por cientistas brasileiros, mostra que um simples teste de ficar apoiado em um pé por 10 segundos pode revelar informações importantes sobre a saúde de uma pessoa idosa. A pesquisa foi publicada no periódico científico British Journal of Sports Medicine e contou com a participação de instituições europeias, dos Estados Unidos e da Austrália.
A partir do teste, realizado com 1.702 pessoas, na faixa etária entre 50 e 75 anos de idade, os cientistas concluíram que a falta de capacidade em manter o equilíbrio sobre uma perna pelo período estipulado tem relação com o risco de morte por queda ou perda de massa muscular, por exemplo.
O professor da Ufes e geriatra do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), Roni Chaim Mukamal, explica que o experimento é uma forma de avaliar a sarcopenia – perda progressiva de massa muscular da pessoa idosa.
"A sarcopenia é um componente da Síndrome da Fragilidade do Idoso. A diminuição da massa muscular e perda da força começa antes mesmo da pessoa chegar a essa fase. É um processo gradual e lento".
O geriatra aponta que o avançar da idade é acompanhado de diversos problemas de saúde. "A pessoa começa a ter dificuldade no desempenho físico, fica mais cansada. Inclusive, a incapacidade, internações e até mortalidade são maiores nessa fase", destacou Chaim, que simulou o teste de equilíbrio com a estudante de medicina Luísa Khéder.
Segundo o geriatra Alexandre Constantino, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), combinado ao acompanhamento médico, esse teste pode contribuir com o diagnóstico de algumas doenças.
"Essas avaliações, adequadamente interpretadas, contribuem muito na tomada de decisões dos profissionais de saúde que cuidam de pessoas idosas, muito além da idade cronológica e do número de enfermidades que alguém possa apresentar".
ENTENDA
Teste avalia força e resistência muscular
O estudo
- A pesquisa foi publicada no periódico British Journal of Sports Medicine em junho deste ano. Ela foi elaborada por cientistas brasileiros, em parceria com pesquisadores europeus, norte-americanos e australianos.
- O estudo científico mostrou que um simples teste de ficar apoiado em um pé por 10 segundos pode revelar informações importantes sobre a saúde de uma pessoa.
- Ao todo, 1.702 pessoas, na faixa etária de 50 a 75 anos, foram acompanhadas, entre 2008 e 2020.
Do total de pacientes acompanhados, 20% não conseguiram ficar equilibrados em uma perna só pelo tempo estipulado.
Além disso, 7,2% dos participantes morreram, dos quais 4,6% conseguiram manter o equilíbrio e 17,5% não completaram o exercício.
Conclusão do estudo
os cientistas concluíram que a falta de capacidade em manter o equilíbrio sobre uma perna pelo período estipulado tem relação com a mortalidade por diversas causas, incluindo queda e perda de massa muscular.
Explicação
entre os fatores observados pelo teste estão a força e resistência muscular, além do equilíbrio que pode causar a queda do paciente idoso. O equilíbrio em uma perna pelo tempo de 10 segundos pode mostrar, junto ao acompanhamento médico, problemas de saúde que o paciente possa desenvolver com a idade.
segundo especialistas, o equilíbrio começa a ser modificado a partir dos 50 anos de vida. A idade aumentam os riscos de internações, incapacidade e mortalidade.
Fonte: British Journal of Sports Medicine,
Tribuna Online