Com as eleições se aproximando é importante verificar se não há nenhuma irregularidade no cadastro eleitoral, porém é preciso cuidado para não cair em golpes. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem recebido relatos de eleitores que afirmam ter recebido mensagens por e-mail ou aplicativos, em nome da Justiça Eleitoral.
As mensagens informam que a pessoa teve o título de eleitor cancelado provisoriamente e também traz um link que leva a uma página na internet. Nessa página, o eleitor supostamente poderia regularizar a situação eleitoral, desde que informasse seus dados pessoais.
Segundo o TSE, esses episódios acontecem com frequência, com mensagens que são enviadas em nome do Tribunal por meio de diversas plataformas digitais. São usados aplicativos como WhatsApp e Telegram, bem como e-mail ou SMS (mensagens de texto) visando capturar informações para aplicar golpes.
Como consultar a situação do cadastro eleitoral
Qualquer eleitor pode consultar sua condição cadastral de forma gratuita pela internet, acessando o Portal do TSE. A página contém a seção "Autoatendimento do Eleitor", na qual é possível verificar a situação do título, validar documentos e consultar o local de votação, entre outras funcionalidades. Para ver a situação do cadastro, basta clicar em "Atendimento ao Eleitor" e em seguida em "Consulte a Situação do Título Eleitoral".
O site do TSE também oferece acesso às ouvidorias e aos serviços de Disque-Eleitor da Justiça Eleitoral, que esclarecem dúvidas relacionadas às eleições e ao cadastro eleitoral, entre outras. É possível ainda obter informações entrando em contato com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos estados, através do telefone ou e-mail.
*Texto de Maria Leandra, aluna de Jornalismo da 1ª Residência da Rede Vitória, sob supervisão de Daniella Zanotti
Folha Vitória