Atrás apenas de três municípios da Região Metropolitana – Serra, Vitória e Vila Velha, São Mateus registrou, segundo dados da Sesa, a marca de 1.116 doses de vacina aplicadas ao longo do Dia D da vacinação, no último sábado (22), 4º melhor resultado em todo o Estado.
"O mérito é das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, pelo esforço: comparados a outros municípios do mesmo porte, nosso resultado foi excelente. Mas há muito ainda por fazer até chegarmos aos índices de cobertura fixados pelo Ministério da Saúde" – disse o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
"A Campanha continua até o dia 31 de outubro. Estamos tendo bons resultados com iniciativas como a Busca Ativa, mas para atingir os objetivos mais rapidamente temos que contar com a consciência dos responsáveis, que precisam procurar espontaneamente as Unidades de Saúde para atualizar a Caderneta de Vacina das crianças" – concluiu o secretário.
ATENÇÃO ESPECIAL
É importante cumprir o calendário de todas as vacinas, mas algumas doenças exigem atenção especial, uma vez que eram consideradas erradicadas no País, mas voltaram a ter casos registrados e a causar óbitos, como a Poliomielite e a Meningite.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
Proteção infantil contra a Polio: a primeira dose é aos 2 meses, a segunda aos 4, a terceira aos 6 meses, 1º reforço aos 15 meses e segundo reforço aos 4 anos. Afeta principalmente crianças com menos de cinco anos de idade: uma em cada 200 infecções leva a uma paralisia irreversível.
Proteção infantil contra a Meningite: primeira dose aos 3 meses, segunda aos 5 e reforço aos 12 meses. Em crianças, em 30% dos casos ocorrem convulsões nos estágios iniciais da meningite, não tendo necessariamente uma causa subjacente. As convulsões podem ser o resultado do aumento da pressão e de áreas inflamadas nos tecidos do cérebro. As convulsões que sejam difíceis de controlar com medicação podem deixar sequelas a longo prazo.
Proteção contra a Covid-19: a partir dos 6 meses. Crianças de 6 meses a 3 anos representam cerca de duas em cada cinco menores de 5 anos que morreram com Covid-19 nos dois primeiros anos da pandemia.
Prefeitura de São Mateus