Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ribeirão Preto (SP)

'Maltratado', diz pai de menino com marcas de queimadura de sol após suposto castigo em escola de Ribeirão Preto, SP

Criança de 3 anos contou aos pais que foi punida porque mordeu colega de sala. Prefeitura diz que solicitou imagens das câmeras de segurança da instituição para apurar o caso.


O mecânico Renato Marques Janjacomo segura o filho de 3 anos nos braços em Ribeirão Preto, SP — Foto: Chico Escolano/EPTV

Pai de um menino de 3 anos que sofreu uma queimadura no pescoço, supostamente por ter sido exposto ao sol durante um castigo em uma escola no bairro Ipiranga, zona Norte de Ribeirão Preto (SP), o mecânico Renato Marques Janjacomo diz que o filho foi maltratado por uma professora.

Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

"Só quem tem um filho sabe a dor que é confiar numa escola e ele ser maltratado como eu vi na filmagem hoje."

Segundo Renato, o menino contou que foi colocado de castigo ajoelhado, com a cabeça baixa e sob o sol na terça-feira (22) após morder um colega na escola infantil Nagibe El Khouri Lian. Ele sofreu queimaduras na nuca, teve febre e precisou ser levado à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

De acordo com o pai, médicos atestaram que a vermelhidão e o mal-estar foram causados por exposição prolongada ao sol.

Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram

O mecânico diz que a escola tem câmeras de segurança, e que um vídeo editado foi mostrado a ele e à mulher nesta quarta-feira (23) durante uma reunião com a direção da unidade de ensino.

"Ela [diretora] me mostrou vídeos cortados, não me mostrou vídeo do dia inteiro. Ela me mostrou vídeo do momento em que ele morde o menino, e depois eu fiquei chocado. Ela [professora] pega ele com uma certa agressividade pelo braço, joga ele numa cadeira pequena, a cadeira tomba e ele cai de costas. Ela pega ele pelos pés e põe ele no canto da parede. Depois o vídeo é cortado, abre uma porta na sala no fundo e corta o vídeo novamente. Depois mostra meu filho brincando na quadra. Ela quis me mostrar que o sol foi na quadra."

Aluno de 3 anos da Escola de Educação Infantil (EEI) Nagibe El Khouri Lian, em Ribeirão Preto, sofreu queimaduras de exposição ao sol — Foto: Arquivo pessoal

"A secretaria reitera o compromisso com uma educação de qualidade, com segurança em todas as unidades escolares e que, caso verificado eventual violação de direitos da criança, será feito o devido encaminhamento às autoridades legais competentes, sem prejuízo da responsabilidade administrativa dos envolvidos."


A família do menino registrou um boletim de ocorrência por maus-tratos. Nesta quarta-feira, ele passou por exames no Instituto Médico Legal (IML) de Ribeirão Preto.

O Ministério Público e o Conselho Tutelar foram acionados para acompanhar o caso. "Estamos tratando o caso como suspeita. Estamos analisando as informações que estão chegando e a família vai ao Conselho na sexta-feira para a gente apurar melhor os fatos", diz o conselheiro João Manoel Belém de Almeida.

A escola infantil Nagibe El Khouri Lian fica no bairro Ipiranga, zona Norte de Ribeirão Preto, SP — Foto: Luciano Tolentino/EPTV


G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!