Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Jaguaré ES

Saae lembra sobre a importância da limpeza da caixa d água

Serviço Autônomo de Água e Esgoto lembra que higienização periódica é indispensável para manutenção da qualidade da água entregue às residências; períodos após intensas chuvas exigem maior atenção


Foto: Reprodução

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae, de Jaguaré orienta toda a população a realizar limpezas constantes em suas caixas d"água, com mais atenção depois do período de chuvas. O Saae é responsável por distribuir água potável para todo o município e esclarece que o fornecimento está normalizado.

Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Nesse período de verão que vai de dezembro a março, os números de casos de dengue disparam em todo o Estado. E para evitar que esse número cresça o Saae indica alguns métodos para realizar a limpeza adequada em caixas que armazenam água.

As caixas das residências servem para armazenar a água distribuída pelo Saae e precisam de limpeza pelo menos duas vezes ao ano e devem permanecer tampadas e bem vedada para evitar contaminação externa e proliferação de mosquitos.

Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram

A água distribuída é potável e pode ser consumida por toda a população, já que atende à todas características físicas, químicas e biológicas de acordo com a legislação especifica. Quanto ao gosto de cloro, presente em alguns momentos, o Saae explica que é uma garantia de água saudável, que é assegurada pela ausência de bactérias e de micro-organismos que podem fazer mal à saúde.

Dicas

1 - Primeiramente feche o registro de entrada de água ou amarre a boia da caixa d'agua. Utilize a água da caixa para o próprio consumo antes do dia da limpeza e guarde-a em algum vasilhame para uso durante o período em que estiver realizando a limpeza. Lembre-se de tampar a saída.

2 - Lave as paredes da caixa com escovas de fibra vegetal e panos, não use sabão, detergentes ou escovas de aço. Retire a sujeira e a água da caixa com uma pá de plástico, balde e panos, deixando-a bem limpa. Utilize panos limpos para secar o fundo.

3 - Mantenha fechados os chuveiros e torneiras e abra o registro ou solte a boia e deixe entrar um palmo de altura de água, adicione dois litros de água sanitária e deixe em repouso por duas horas. Com uma brocha, balde ou caneca plástica, molhe as paredes internas com uma solução desinfetante. Não use de forma alguma essa água durante duas horas.


4 - Passadas as duas horas, ainda com a boia amarrada, abra todas as torneiras - armazenando a água - e acione as descargas até esvaziar a caixa d'água. Essa água vai desinfetar os canos da sua casa.

5 - Agora sua caixa d'agua está limpa! Lave também a tampa da caixa. Com a água armazenada, você pode lavar o piso de quintais, banheiros e outros locais.

6 - Feche bem a caixa d'agua para evitar a entrada de insetos e anote a data da limpeza. Abra o registro e solte a boia. Essa água já pode ser usada.

Importante: Realize a limpeza da caixa d'agua a cada seis meses ou após o conserto na rede interna de água. Mantenha sua caixa sempre bem fechada para evitar a contaminação da água armazenada.

Prefeitura de Jaguaré

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!