A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vai retornar em janeiro com as atividades do projeto Fênix, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas, no Bairro Novo Horizonte.
A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Jaguaré prepara a volta para este mês de janeiro do projeto Fênix. O projeto é realizado pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Creas, equipamento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, responsável por atender e acompanhar demandas de violação de direitos. O Centro tem recebido cada vez mais encaminhamentos de casos de violência doméstica contra a mulher, e este índice tem aumentado significativamente no município de Jaguaré nos últimos anos.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
O projeto já é executado no município há dois anos, e tem como principal objetivo reunir mulheres vítimas da violência doméstica. Acompanhadas pela equipe do Creas são convidadas para refletir, debater e problematizar sobre o cenário violento em que muitas delas vivenciam ou vivenciaram.
Primeiro encontro do ano
O primeiro evento do ano será realizado no dia 18 de janeiro, na sede do Creas, no Bairro Novo Horizonte. Os encontros serão realizados uma vez por mês durante todo o ano de 2023, quando serão trabalhadas temáticas diversas, referente ao contexto atual brasileiro e mundial, no que diz respeito aos direitos das mulheres, violências de gênero, leis e canais de proteção à mulher, além de temas como o machismo estrutural, o ciclo de violência, empoderamento feminino, e outros.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
Nas reuniões serão abordados temas como violências de gênero, leis e canais de proteção à mulher, o machismo estrutural, o ciclo de violência, empoderamento feminino, e diversos outros assuntos. As mulheres são orientadas por profissionais a recuperarem a autoestima, desenvolver maior qualidade de vida e receber apoio para seguirem com suas vidas normalmente.
Canais de denúncia
A violência contra a mulher é todo ato lesivo que resulte em dano físico, psicológico, sexual, patrimonial, que tenha por motivação principal o gênero, ou seja, é praticado contra mulheres expressamente pelo fato de serem mulheres.
Esse tipo de violência pode ser praticado no âmbito da vida privada em ações individuais, exemplos disso são: assédio, violência doméstica, estupro, feminicídio e violência obstétrica. As mulheres vítimas de violência podem denunciar os agressores pelo Disque 100, 180 Central da Mulher, 190 e 181 da Polícia Militar. Caso precisem de orientações, podem ligar para o Creas pelo número 3769-2064.
Oque é o projeto
O projeto Fênix é um trabalho de intervenção psicossocial em grupo, que foi criado no ano de 2021 no contexto da pandemia da Covid-19, em que muitas mulheres estiveram mais vulneráveis à violência doméstica e intrafamiliar, pois, diante das recomendações de isolamento social passaram a maior parte do tempo junto com os agressores que, na maioria das vezes, são ou eram os próprios companheiros.