Uma Força-tarefa que acontece desde o final de 2021 em combate à produção ilegal de carvão no Norte do Espírito Santo, apreendeu um total de 148 toneladas do produto. Os resultados da operação foram divulgados nesta sexta-feira (10). Nas últimas ações, que aconteceram nesta quarta (08) e quinta-feira (09), 33,8 toneladas de carvão foram aprendidas nos municípios de Fundão e Aracruz.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Os carvões eram produzidos de forma irregular. Feitos com madeira extraída, beneficiada ou vendida de forma ilegal, não estando em conformidade com órgãos ambientais. O objetivo da Força-tarefa foi desarticular o esquema criminoso, em combate ao furto, incêndio e invasões no norte do Estado para extração dessa madeira.
O esquema criminoso foi desarticulado e mais de um milhão em multas foram aplicadas. Além disso quarenta e nove pessoas foram indiciadas e outras vinte e cinco são objeto de medidas cautelares.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
A operação acontece desde dezembro de 2021 e é realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN) e Centro de Inteligência e Análise Telemática Norte (CIAT Norte), em ação integrada com a Polícia Militar Ambiental, IDAF, IEMA e Secretaria da Fazenda.
AÇÕES DA POLÍCIA
Durante o trabalho, as ações administrativas da polícia realizaram abordagens e fiscalizações, enquanto judicialmente eram feitos levantamentos de procedimentos criminais.
Foram fiscalizados veículos que transportavam a madeira ilegal, além de áreas de plantio da mesma. Documentos fiscais e licenças para funcionamento das atividades também foram analisados.
Como resultado, mais de R$ 1.172.897,72 em multas foram aplicadas a 27 empresas fiscalizadas e 118 autos de infração foram gerados.
Já judicialmente, entre as principais penas investigadas estão roubo e furto, receptação, dano qualificado, incêndio, ameaça e disparo de arma de fogo, além de tentativas de homicídio.
Como resultado, foram apreendias motosserras e outros equipamentos, sete armas de fogo, 33 veículos, incluindo caminhões e tratores, além das 148 toneladas de carvão. Quarenta e nove pessoas foram indiciadas e outras vinte e cinco são objeto de medidas cautelares.
Durante as investigações, a polícia monitorou com uso de drones os veículos utilizados no carregamento da madeira ilegal, realizando apreensões nas rodovias e estradas. Também foram utilizados rastreadores nos caminhões já identificados para fiscalizar e identificar quem compraria a carga.
Veja fotos da Força-tarefa:
Tribuna Online