Segundo a nutricionista da rede, frutas e verduras são recebidas semanalmente pelas escolas, de acordo com a disponibilidade oferecida pela agricultura familiar.
A Prefeitura Municipal de Boa Esperança, através da Secretaria Municipal de Educação, tem investido na alimentação saudável dos alunos da rede municipal de ensino. A merenda escolar é composta por proteínas, carboidratos, frutas, verduras e raízes, que são selecionados cuidadosamente pela nutricionista da Secretaria de Educação, Luriê Souza de Melo.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
A agricultura familiar é a principal fonte de alimentos para a merenda escolar de Boa Esperança. Segundo a nutricionista, frutas e verduras são recebidas semanalmente pelas escolas, de acordo com a disponibilidade oferecida pela agricultura familiar. Já os produtos da alimentação tradicional, como arroz, feijão, carne bovina, peito de frango e ovos, são entregues às escolas, a cada 15 dias.
Parte das verduras e frutas servidas nas unidades educacionais vêm de fora do município, como batata inglesa, repolho, cenoura, cebola e alho. No entanto, muitos dos alimentos consumidos pelos alunos são provenientes da própria região, como abóbora, banana da terra, banana prata, fruta-pão, polpa de fruta, como acerola e goiaba.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
A coordenadora da alimentação, Ildete Silvestre de Oliveira, destaca que a gestão se preocupa em garantir uma alimentação saudável de qualidade para os alunos da rede municipal. A Prefeitura utiliza recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para adquirir produtos da agricultura familiar, fomentando a economia da cidade e colocando à mesa alimentos provenientes da própria região.
A prefeita Fernanda Milanese ressalta que a merenda escolar é uma das principais refeições do dia para muitas crianças e, portanto, é fundamental que seja nutritiva e contribua para a melhoria do aprendizado. "Nosso objetivo é aprimorar as refeições dos nossos alunos, dentro do que é considerado necessário para garantir uma merenda escolar de qualidade, muito bem preparada, com alimentos ricos em nutrientes e naturais", afirma a prefeita.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Boa Esperança está promovendo a alimentação saudável e valorizando a agricultura familiar local. Os alunos da rede municipal de ensino têm acesso a uma alimentação nutritiva e de qualidade, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida e do aprendizado.