A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), na quinta-feira (13), esteve representada no Seminário Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a convite do Ministério Público Estadual. O evento aconteceu no auditório do Complexo Administrativo da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Vitória-ES. O público-alvo do seminário foram os membros e servidores do Ministério Público, profissionais da educação, coordenadores e técnicos da Educação Especial de todo o Estado, dirigentes municipais, estudantes universitários e demais interessados.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
O seminário, de iniciativa do Ministério Público Estadual, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF – e com o Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (CAOPE), teve como objetivo sensibilizar a rede de proteção, os profissionais de educação, membros e integrantes do Ministério Público, através do debate qualificado sobre o direito à educação inclusiva, a conduzir os casos que envolvem os serviços de apoio necessários ao público-alvo da educação especial.
Na oportunidade, a secretária Municipal de Educação discorreu sobre a temática "Educação Inclusiva na perspectiva da LBI – Desafios da Escola", tendo como mediadora da mesa a professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação do Centro de Educação da UFES.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
Segundo a secretária Municipal de Educação, a participação no evento mostra os avanços no trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação do município de Nova Venécia. "Dividimos com os demais participantes como aconteceu a elaboração das Diretrizes Operacionais da Educação Especial e sua implementação a muitas mãos, garantindo os princípios da inclusão, assegurando os direitos deste público-alvo, a fim de analisar e intervir na trajetória acadêmica do educando, construída no ambiente escolar", afirmou a gestora.
Temas como "Deficiência e Capacitismo" e "Estudo de caso concreto em curso nas Promotorias de Justiça" foram discutidos em outras mesas das quais a Secretária Municipal de Educação de Nova Venécia também participou como debatedora, com a mediação dos Promotores e assessores Pedagógicos do CAOPE.