Em primeira mão para o Folha Vitória, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), repercutiu o anúncio de que o Japão não comprará mais carnes de aves produzidas no Estado após ser constatado, na última terça-feira (27), um caso de gripe aviária em animais de quintal, na Serra.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
"É prejudicial para a economia do Estado. Estamos acompanhando desde o início quando os primeiros animais silvestres foram recolhidos e encontrados pelas nossas equipes", classificou Casagrande, durante visita ao evento Sustentabilidade Capixaba, que terminou nesta quarta-feira (28) na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória.
O governador garantiu que as autoridades sanitárias estaduais estão em alerta e em trabalho constante para que a doença não atinja a cadeia produtiva.
"Estamos trabalhando muito na contenção do avanço. Mas quando chegou um registro em aves domésticas já recebemos essa notícia por parte do Japão. Todas as medidas estão sendo tomadas para que a gente consiga evitar que esse vírus chegue à produção comercial", reforçou.
Casagrande disse que o monitoramento prossegue em esforço coletivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), órgãos estaduais, prefeituras e representantes do setor produtivo.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
"Estamos trabalhando muito com os municípios e com os empreendedores para a gente poder impedir que chegue no plantel comercial, mas é de fato um assunto preocupante que exige acompanhamento de todo mundo", concluiu.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi registrado na última terça o primeiro caso no Brasil de gripe aviária em aves de criação para subsistência – ou seja, para consumo próprio – no município da Serra.
Segundo a pasta, os animais contaminados são um ganso e um pato, que estavam em uma propriedade que também cria marrecos e galinhas.
Brasil segue sem alteração na classificação de risco
Ainda segundo a nota, o Japão já não importava produtos do Espírito Santo antes do caso. O país é um dos que mais compra carne de aves produzidas no Brasil, representando 11% do total vendido para fora em 2022, aponta o Comex Stat, portal de estatísticas de comércio exterior brasileiro.
Quem está em primeiro lugar nas exportações do produto é a China (15%). O Japão empata com os Emirados Árabes Unidos.
Já o Espírito Santo representa apenas 0,19% do total exportado pelo Brasil em 2022.
Confira nota da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) na íntegra:
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lamenta a decisão do Japão pela suspensão temporária regionalizada de compras de carne de frango provenientes do Estado do Espírito Santo.
A ABPA ressalta que a decisão tomada pelas autoridades japonesas não está em linha com as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que indica suspensão de comércio apenas em casos registrados em produção comercial. Cabe lembrar que a avicultura industrial do Brasil segue sem qualquer registro da enfermidade.
A suspensão se deu após ocorrência de foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma ave de subsistência (fundo de quintal) no município de Serra (ES).
Atualmente, o Japão não importa produtos do Espírito Santo. O estado representa 0,19% do total exportado pelo Brasil, conforme dados de 2022.
De qualquer forma, independentemente ao fato registrado, a ABPA lembra que não há qualquer risco de transmissão da enfermidade por meio do consumo de produtos, informação que é respaldada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), OMSA e todos os órgãos internacionais de saúde humana e animal.
Folha Vitória