Bombeiros de Campo Grande (MS) receberam um chamado inusitado: resgatar o brinquedo de um garotinho autista que estava preso no telhado. O menino tem hiperfoco em bombeiros, e além de ver seus heróis em ação pessoalmente, ganhou uma surpresa!
Vinícius tem 5 anos, e o seu brinquedo favorito é um aspersor de jardim. Ele adora objetos que giram e segundo a criança, a peça é um "foguete que vai apagar o fogo do mundo".
Mas em uma das brincadeiras algo deu errado, e o aspersor foi parar no telhado da residência. O menino ficou desolado, e para evitar uma crise, o pai, Pedro Gomes, escreveu uma mensagem pedindo ajuda da corporação. Os militares não só foram à casa de Vinícius, como resgataram o brinquedo e mostraram para ele o interior da viatura!
Desolado com o objeto no telhado, Vinícius pedia a seu pai que acionasse os profissionais para ajudar no resgate.
"Papai vamos chamar os bombeiros para resgatar o foguete de bombeiro", lembrou o pai da criança.
Vinícius tem TEA (Transtorno do Espectro Autista) e o pai sabia como aquele brinquedo era importante para o filho.
Ao perceber que a criança não queria chamar os bombeiros para uma ocorrência, mas sim para um pedido especial, Pedro resolveu ceder.
A mensagem
Pedro então sentou-se em frente ao computador e escreveu uma mensagem, explicando toda a situação. No recado enviado, o pai deixou claro toda a situação, e além de explicar que o menino era autista, disse o quanto o brinquedo era importante para a criança.
"Gostaria de saber a possibilidade de vocês virem aqui pegar esse "brinquedo" para ele (
) acredito ser uma oportunidade para que esse encantamento que ele tem pela corporação se expandir. Grato. Pedro, pai do autista mais lindos e Campo Grande", escreveu o homem.
Surpresa
A mensagem caiu no colo das pessoas mais preparadas para lidar com a situação, o 2° Tenente do Corpo de Bombeiros, Max Souza Tosta Neto, pai de um garotinho com TEA.
Entendo a importância do recado, os bombeiros se preparam para resgatar o brinquedo do garoto autista. E lá foram eles, como uma operação normal!
"A ideia inicial era fazer uma ação, com viaturas. Então a guarnição operacional foi até lá", explicou Max. No dia a dia, o tenente sempre tenta conscientizar os outros militares da corporação.
No local, depois do brinquedo já não mais no telhado, Vinícius ganhou a oportunidade de conhecer o interior de uma viatura, e ele amou!
O garotinho subiu no caminho, sempre carregando seu brinquedo favorito, usou um capacete profissional e até tirou fotos com os militares.
Para o pai da criança, a ação é muito importante para o filho.
"Fiquei muito feliz que ele, na corporação, levanta essa bandeira. É um pai TEA para pai TEA. A gente sabe que existe muita desinformação, eles (autistas) estão num mundo diferente, mundo deles, e esse pequeno gesto foi maravilhoso", disse muito emocionado Pedro.
No local, Vinícius conheceu internamente um caminhão e o garoto adorou. Ele tem hiperfoco em bombeiros. Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros de Campo Grande.
Com informações de Primeira Página.