Realizada entre os dias 8 e 10 de agosto, a MEC Show deste ano fechou com um saldo de R$ 123 milhões em negócios, montante 20% superior ao do ano passado. Nos três dias do evento, 18.494 pessoas visitaram a feira no Pavilhão de Carapina, na Serra, contra 15 mil visitantes na última edição.
Em uma semana de intensas negociações e intercâmbio tecnológico, as 52 mesas de negociação organizadas pelo Sebrae impulsionaram acordos que somam R$ 93 milhões em negócios futuros, envolvendo fornecedores de diversas áreas.
A Aspe Eventos Industriais, uma das empresas que participou das discussões, projeta um horizonte promissor.
O diretor da Elite, Willian de Oliveira, ressalta que além das transações feitas durante o evento, a feira é um catalisador para futuros contatos comerciais.
"Muitos clientes nos procuram após o evento, uma oportunidade única para atingir os tomadores de decisão das empresas. Na Mec Show temos contato com eles", afirma.
Na visão de Marcos Milanez, diretor da Milanez&Milaneze, empresa responsável pela realização da Mec Show, o evento, que é a maior feira industrial do Espírito Santo, atingiu seu objetivo.
"Apresentar as últimas inovações em máquinas, equipamentos e serviços para a indústria e ver o evento superar recordes é um êxito inegável. A indústria do Espírito Santo demonstra vigor, gerando um cenário propício para oportunidades aos fornecedores."
Os planos para o futuro já estão em andamento. A coordenadora da feira, Bruna Meriguette, confirmou quando a Mec Show 2024 será realizada: de 6 a 8 de agosto, no Pavilhão de Carapina.
"Já temos lista de espera para a próxima edição. A perspectiva é abrir o terceiro pavilhão para atender a demanda da feira. Os expositores presentes este ano já querem renovar a participação e aumentar os tamanhos dos estandes. Já começamos a pensar nas estratégias."
"Nossa visão de reunir os líderes do setor para compartilhar conhecimentos, explorar inovações e estabelecer conexões sólidas foi concretizada além de nossas expectativas. Através de painéis informativos e dinâmicos os visitantes puderam absorver um panorama abrangente das tendências que estão redefinindo a forma como produzimos, operamos e colaboramos para o desenvolvimento das indústrias e, consequentemente, da economia local e nacional."
A Mec Show cresceu e se consolidou. Vimos isso pelo interesse dos expositores que logo depois do lançamento dos espaços, quase todos já tinham sido reservados com antecedência. Todos os locais dedicados aos estandes estão montados e com qualidade muito elevada e profissional." Rafaele Cé
"Na Mec Show, a gente embarca os principais setores da indústria que desempenham um enorme e importante papel para o crescimento do Espírito Santo. Falamos de empresas e indústrias que investem de forma constante e que dão o suporte para que novas indústrias tenham condição de se destacar.
O setor industrial que está ligado a metalmecânica teve um crescimento exponencial. Em 1990 apenas 6% das nossas empresas participavam das grandes plantas e obras a nível nacional.
Hoje, falamos que conseguimos alcançar mais de 60% na participação dessas grandes obras. Portanto, cada vez mais temos indústrias que acreditam no potencial do fornecimento através de empresas do estado." Cris Samorini.
"A Mec Show tem se tornado um evento de altíssima relevância no cenário nacional. Há 16 anos alguns visionários do Espírito Santo lançaram essa ideia e estão trabalhando arduamente até então, para que a gente possa transformar de fato o ambiente de negócios do estado e que possamos criar um momento onde as pessoas tenham a capacidade de trocar ideias, criar conexão e buscar inovação.
"A Mec Show é uma potência para o Espírito Santo, possibilita mostrar para todo o país as tecnologias e inovações que a indústria capixaba consegue produzir. A gente sabe que todos têm um potencial fundamental no cenário nacional.
Várias empresas grandes, de abrangência nacional têm participação expressiva de empresas capixabas prestando serviço e trabalhando em conjunto." Rodrigo Ruggiero
"Essa é a primeira vez que participamos da feira e estamos muito contentes com o resultado. A Mec Show mostrou muita diversidade e um público com interesse nos produtos. Visitantes intelectualizados no sentido de conhecer as tecnologias e buscar por novidades de mercado. Estamos muito contentes com o resultado e com a certeza que estaremos com um estande bem maior na próxima feira." Sandro de Oliveira
Atendemos a Prefeitura da Serra, Aracruz, Linhares Marataízes e outas com a parte de cidades inteligentes. Pelo reconhecimento facial, por exemplo, conseguimos identificar pessoas procuradas. Entregamos inteligência artificial." Celio Orletti.
"Já participei alguns anos da feira e aqui tivemos a oportunidade de ter o contato direto com fornecedores e também alguns clientes. Tivemos a oportunidade de estar expondo o potencial da empresa relativo ao porto que soma com a metalmecânica, já que fabricamos equipamentos e projetos voltados para o mercado de óleo e gás. O porto é um ponto importante nesse apoio logístico de escoamento da produção da Imetame. Aqui na Mec Show conseguimos mostrar esse conjunto de metalmecânica fabricando os equipamentos e o porto que entrega o produto para os clientes." Anderson Carvalho.